Fundação Capital Náutica de Barcelona premeia foto de barco de arte xávega da Torreira

1640
Barco de arte xávega, Torreira (foto partilhada no Facebook de ahcravo gorim).
Dreamweb 728×90 – Video I

A fotografia tirada por António Cravo a um barco de arte xávega da praia da Torreira, Murtosa, quando entrava no mar para iniciar a faina, figura entre os vencedores do ‘Open Sea To Everyone Awards’, que foi dinamizado pela plataforma online AGORA Images com o patrocínio da Fundação Capital Náutica de Barcelona, tendo aceites 2.500 fotos, que chegaram de 85 países.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

António Cravo, que assina como ahcravo gorim, viu a sua imagem receber o Prémio do Júri, considerado o mais relevante, entre meia centena de propostas. O vencedor viu a sua fotografia incluída numa exposição patente até 25 de abril em Barcelona, que foi organizada para assinalar a ‘United Nations Decade of Ocean Science for Sustainable Development Conference 2024’ da UNESCO.

Comunicado relacionado

Winners of the ‘Open Sea for Everyone Photography Awards’

Premiar “a dedicação e paixão”

“Queremos parabenizá-lo sinceramente por sua excecional qualidade artística, seu talento inegável e sua destacada trajetória no campo da fotografia”, refere a mensagem enviada ao fotógrafo português residente na Figueira da Foz e com ligações familiares na Torreira, destacando a sua “profundidade, beleza e relevância” da obra. “É uma honra para nós reconhecer seu trabalho e premiar sua dedicação e paixão por capturar a essência dos oceanos e sua importância para nosso planeta”, refere, ainda, a comunicação que informa da atribuição do prémio.

Fotógrafo amador que retrata há largos anos a comunidade piscatória da Torreira (ria e mar), António Cravo convenceu o júri com uma imagem tirada em 2012 ao barco de arte xávega ‘Maria de Fátima’ da campanha do arrais Marco Silva, na praia da Torreira.

O autor apresentou a sua biografia em vídeo remetido a pedido da organização, dando conta do trabalho de registo e salvaguarda que tem feito ao longo dos anos junto, especialmente, da comunidade piscatória e das embarcações tradicionais, onde têm lugar de relevo os barcos de arte xávega (mar) e o moliceiro (Ria de Aveiro). “Logo aí comecei por dizer que era interessante ir ganhar à Catalunha um prémio com um barco de pesca que tinha vindo de lá no século XVIII. Fecha-se uma espécie de círculo”, referiu António Cravo, ainda não refeito da surpresa do reconhecimento que está a ter eco internacional.

O concelho da Murtosa surge, assim, pela sua vez entre vencedores de concursos promovidos pela plataforma AGORA Images, depois da distinção atribuída ao fotógrafo Jorge Bacelar pelo seu trabalho junto de comunidades rurais, especialmente agricultores murtoseiros.

Artigo relacionado

Plataforma digital de fotografia AGORA Images distinguiu o fotógrafo Murtoseiro Jorge Bacelar

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.