Freguesia de Aveiro com mais floresta aposta na redução da incidência dos fogos

1939
Imagem cedida pela Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fárima, Requeixo e Nariz.

O ‘Fundo Recomeçar’ da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa apoiou a Freguesia de Requeixo, Nª Sra.de Fátima e Nariz, no concelho de Aveiro, para ações de recuperação de áreas ardidas.

A Junta local informou que viu aprovadas as duas candidaturas apresentadas no âmbito das medidas ‘A-Recuperação ambiente, ordenamento do território e diminuição do risco de incêndio’ e ‘B- Recomeçar em Segurança’.

A Freguesia de Requeixo, Nª Sra de Fátima e Nariz candidatou-se a às medidas do ‘Fundo Recomeçar’ para “a redução da incidência dos incêndios”.

Ao todo, a autarquia presidida por Miguel Silva recebeu 54.206 euros (47.206 euros da medida A e 7000 euros da 2) que são destinadas no âmbito de ajudas financeiras a entidades públicas ou privadas “que visem a recuperação do ambiente nas zonas afetadas pelos incêndios de outubro 2017.”

Com o valor atribuído a Junta de Freguesia adianta que adquiriu um trator equipado com carregador frontal e reboque, assim como dinamizou “diversas atividades junto da comunidade escolar e população em geral.”

Requeixo, Nª Sra. de Fátima e Nariz é a freguesia do concelho de Aveiro que apresenta maior valor de ocupação florestal com um total de aproximadamente 1940 hectares, correspondendo a 35% da área florestada do concelho. Mais de metade do território da freguesia é ocupado por floresta (1940 hectares num total de 3232 hectares).

Subsistem, contudo, problemas históricos perante a necessidade de aproveitar o “potencial florestal”, como alerta a Junta local. “Atualmente a floresta nacional encontra-se, na sua maioria, na posse de proprietários privados. Este facto, aliado à estrutura da propriedade do tipo minifúndio, é um dos principais problemas, pelo que é importante do ponto de vista da defesa da floresta desenvolverem-se medidas para mitigar este fenómeno natural que são os incêndios florestais”, refere o executivo local.

Publicidade, Serviços & Donativos