Fraude / Plataformas take-away: ‘Operação Express Delivery’ abrange Aveiro

499
Segurança Social.
Comercio 780

Aveiro figura entre as cidades que está hoje ‘na rota’ de uma investigação do Instituto da Segurança Social (ISS) num processo-crime instaurado por “suspeitas da prática de atos passíveis de configurar ilícitos criminais de fraude qualificada e fraude contra a Segurança Social”, lesando em Estado em, pelo menos, 28 milhões de euros.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

“Os factos sob investigação” compreendem várias empresas relacionadas com a prestação de serviços, através de uma plataforma digital de entrega de refeições ao domicílio, e respetivos gabinetes de contabilidade, reportam-se aos anos de 2020 a 2024″, refere um comunicado, adiantado que está em causa “a suspeita de criação de um esquema fraudulento, suportado num circuito de faturação falsa, que visa a apropriação indevida de elevados montantes de IVA e o não pagamento de contribuições por via da ocultação, perante a Segurança Social, dos trabalhadores que realizam os serviços de entrega.”

A ‘Operação Express Delivery’, a decorrer nos distritos de Lisboa, Setúbal, Coimbra, Aveiro e Braga, envolve uma equipa mista formada pela ISS e Inspeção Tributária e Aduaneira da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), através da Direção de Serviços de Investigação da Fraude e de Ações Especiais (DSIFAE), contando, ainda, com o apoio operacional da Unidade de Ação Fiscal da GNR.

As diligências ocorridas visam a perseguição de ilícitos criminais tributários no setor das empresas de distribuição de refeições ao domicílio, sendo que até à data se estima que o Estado tenha sido lesado numa quantia superior a 28 milhões de euros, em sede de IVA, encontrando-se por apurar o montante correspondente às contribuições para a segurança social.

Estavam a ser cumpridos esta manhã 65 mandados de busca, sendo 31 de busca domiciliária, 14 não domiciliárias, e, ainda, 20 a veículos, levados a cabo por 39 inspetores do ISS, cerca de 80 inspetores da AT e 55 militares da Unidade de Ação Fiscal da GNR.

“As investigações no indicado processo-crime são da responsabilidade e têm a direção do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), cuja intervenção direta na Operação se traduz na presença de quatro Magistrados do Ministério Público”, refere o ISS.

“As investigações seguirão o seu curso, com a subsequente análise do grande volume de elementos probatórios apreendidos, tendo em vista o apuramento da responsabilidade criminal e vantagens patrimoniais efetivamente obtidas pelos diversos(as) suspeitos(as)”, conclui o comunicado.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.