Fórum Murtosa Ciclável: Promoção da bicicleta no concelho e na região

639
Murtosa Ciclável / Fórum.

O auditório da COMUR – Museu Municipal da Murtosa recebeu mais uma edição do Fórum Murtosa Ciclável, que teve como pretensão ser um espaço de discussão à volta da promoção da bicicleta no concelho e na região, nos mais diversos domínios, da mobilidade urbana ao turismo, passando pela educação e desporto, no âmbito do projeto “Murtosa Ciclável”.

Depois das palavras de abertura do Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Joaquim Baptista, tiveram lugar um conjunto de intervenções dos oradores convidados, numa sessão moderada pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Januário Cunha, que contou com a presença, na plateia, de muitos jovens alunos do secundário da Escola Padre António Morais da Fonseca.

No domínio da mobilidade urbana, José Carlos Mota, Professor da Universidade de Aveiro, tendo como ponto de partida os censos 2021, lançou o debate sobre a evolução dos números de utilização da bicicleta na Região de Aveiro e sobre as estratégias de inversão do elevado peso do automóvel nas deslocações urbanas.

José Caetano, Presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta, deu a conhecer a Rotas Cicláveis Eurovelo, enfatizando a importância, do ponto de vista da promoção do território e do ganho económico, desta extensa rede europeia que passa pelo território nacional, através da Rota Atlântica, a qual atravessa o concelho da Murtosa ao longo do corredor da EN 327.

Seguiu-se a intervenção de Pedro Leite, Sub-Diretor do Agrupamento de Escolas da Murtosa que falou sobre a promoção da bicicleta no seio das escolas do concelho, realçando o elevado número de alunos que, diariamente, usa este meio de transporte para de deslocar para as aulas. Referiu, ainda, as várias iniciativas, lúdicas e pedagógicas, que incluem a bicicleta e incentivam a sua utilização.

Por fim, a Vereadora do Desporto, Fátima Arêde, apresentou a edição 2023 da Rota do Coração da Ria de BTT, cuja terceira edição acontecerá no próximo dia 1 de outubro e que se tem vindo a cimentar enquanto prova de referência no calendário do BTT, conforme testemunhou João Alves, vencedor das edições anteriores, que marcou presença no Fórum.

Câmara da Murtosa

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.