Fogos de Águeda e Albergaria-A-Velha obrigam a pedir reforços

13806
Incêndios em Sernada do Vouga. Foto de Paulo Silva - https://www.facebook.com/silvaflautas.

Os concelhos de Águeda, com maior incidência, e Albergaria-A-Velha estão hoje a ser fustigados por várias ocorrências de incêndios em povamentos florestais, que permaneciam ativos ao final da tarde, com o combate a ser reforçado com meios de Coimbra, Viseu e Lisboa, totalizando cerca de quatro centenas de operacionais.

Segundo informação da GNR prestada às 19:00, permanecia cortada a circulação na estrada nacional 230 (Aveiro – Travassô, Águeda), assim como em várias estradas municipais, devido à intensidade do fumo que era visível a larga distância.

As ligações ferroviárias entre Aveiro e Águeda, na linha do Vouga, continuavam, igualmente, suspensas.

Já a circulação do trânsito na A25 e no IC2, que também chegou a estar cortada a meio da tarde, foi retomada algum tempo depois, embora com lentidão.

Valongo do Vouga com mais meios concentrados em Águeda

Não havia registo de danos pessoais ou habitações, fábricas e outros bens em risco, que têm sido protegidos pelo posicionamento dos meios de combate no terreno.

No mapa dos incêndios, das ocorrências mais significativas, que deflagraram entre o final da manhã e meio da tarde, estavam em curso quatro fogos em Águeda: Macinhata do Vouga (104 operacionais, 32 viaturas e 5 meios aéreos) com uma frente (ponto de situação Fogos.pt); Lamas (66 operacionais e 16 veículos) com uma frente ativa (ponto de situação Fogos.pt), Travassô (55 operacionais, 17 veículos e 2 meios aéreos) com uma frente ativa (ponto de situação Fogos.pt) e
em Veiga, Valongo do Vouga (124 operacionais e 39 veículos) com uma frente ativa (ponto de situação Fogos.pt)

Autarca relata “sucessão incrível” de focos de incêndio

O presidente da Câmara de Águeda relatou ter assistido a “uma sucessão incrível” de focos de incêndio “que não se compreende”, surgindo em “locais dispares e sem ordem aparente, a distâncias grandes”, o que “custa a acreditar que sejam projeções de incêndios”, levantando suspeitas que resultem de “ação humana funcionou aqui, por negligência ou vontade humana”.

“Dificilmente terão a ver uns com os outros, não é possível tantas coincidências”, acrescentou Jorge Almeida, mostrando-se confiante que as chamas possam ceder ao cair da noite uma vez que “já não arde com a pujança do que acontecia há algumas horas”.

“Não há danos, apenas um barracão de chapas em Lamas devoluto que ardeu. Mas a noite vai ser de inquietação e vigilância, existem muitos focos para apagar, temos centenas de homens no terreno”, acrescentou o edil.

Duas frentes em Albergaria-A-Velha

Em Albergaria-A-Velha, o fogo na localidade de Paus, Alquerubim, um incêndio lavrava com duas frentes, mobilizando 90 operacionais, 23 viaturas e 1 meio aéreo
(ponto de situação Fogos.pt).

(em atualização)

Publicidade, Serviços & Donativos