Filme realizado pelo Museu de Aveiro e Cine Clube de Avanca vence prémio APOM 2020

996
Imagem cedida pelo CCA,

“Entre o Museu… Rostos”, um filme realizado pelo município de Aveiro e Cine Clube de Aveiro, venceu o ‘Prémio Filme’ dos Prémios da APOM 2020 – Associação Portuguesa de Museologia, que procuram realçar o papel desempenhado pelos museus e pela profissão museológica nas comunidades.

A obra contou com contributos da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Aveiro e a Academia de Saberes – Universidade Sénior de Aveiro.

Uma realização conjunta de Maria da Luz Nolasco, António Costa Valente e António Osório, em que participaram também Cacilda Marado, Lília Rosmaninho e Helder Alegrete.

O filme “cruzou” jovens utentes APPACDM com um grupo de adultos seniores da Academia de Saberes de Aveiro que desenvolveram, após uma visita ao Museu de Santa Joana, um atelier de artes.

A produção esteve a cargo de uma equipa do Cine Clube de Avanca com imagem de António Osório, António Valente, Miguel Almeida, montagem de António Osório e som de Miguel Almeida. Maria da Luz Nolasco, técnica do Museu, desenhou o “storyboard”.

O filme “Entre o Museu… Rostos” deverá ser exibido em 2021 no Teatro Aveirense e igualmente no Festival de Cinema Avanca, que em julho irá comemorar a sua 25ª edição.

» “Entre o Museu … rostos” é uma oportunidade de preservar, validar e testar as ações que constituem o plano sequencial da visita orientada em tempo real, reforçado pela linguagem visual criada entre o dispositivo museológico e os participantes ativos. Ações ‘efêmeras’ mas que são antes de mais “sensoriais e espontaneamente participadas”;

» Os protagonistas do filme foram o André Moura, Bruno Figueiredo, Carlos Marques, Cristina Fernandes, Sérgio Cardoso, Silvestre Cunha, Goreti Portela, Sónia Santos e a Liliana, tendo cada qual construído a máscara do seu próprio rosto, numa altura em que ainda não vivíamos o tempo da pandemia. Os outros participantes foram os membros da Academia de Saberes de Aveiro, numa sempre voluntária e ativa participação.

Publicidade, Serviços & Donativos