Ferramentas e informação técnica inovadora para jovens agricultores

774
Agricultura.

O empreendedorismo no espaço rural e o investimento dos jovens agricultores não se fazem sem partilha de conhecimento e, com este projeto, a AJAP pretende estimular a qualificação e contribuir para a dinamização do espaço rural.

Por Firmino Cordeiro *

A plataforma Laboratório Vivo da Agricultura 4.0 é lançada oficialmente dia 20 de março, em Ponte de Lima, num evento que marca o arranque da divulgação nacional do projeto. Desenvolvido pela Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), o Laboratório Vivo da Agricultura 4.0 promove a capacitação e competitividade dos Jovens Agricultores (JA) e dos Jovens Empresários Rurais (JER) através da partilha e disseminação de conhecimento técnico e inovador.

A partir de 20 de março, o Laboratório Vivo da Agricultura 4.0 estará online e disponível para todos os que pretendem reforçar competências empresariais e ter acesso a conteúdos estratégicos para a sua atividade. Através de quatro módulos de qualificação, são abrangidos os temas Planeamento e Capacitação, Inovação e Tecnologia, Mercado e Parcerias e Empreendedorismo no Espaço Rural.

De forma a divulgar a plataforma e aproximar os jovens agricultores e os jovens empresários rurais deste projeto, a AJAP vai dinamizar um roadshow pelas regiões Norte, Centro e Alentejo e tem presença já confirmada em eventos estratégicos, como a AGRO, em Braga e a Ovibeja.

Ponte de Lima foi a cidade escolhida para dar início à divulgação nacional e o autocarro do Laboratório Vivo da Agricultura 4.0 vai estar estacionado no Largo de Camões, às 15 horas.

É com muito entusiasmo que lançamos oficialmente o Laboratório Vivo da Agricultura 4.0, uma plataforma que pretende dotar os jovens agricultores e os jovens empresários rurais de ferramentas e informação técnica inovadora. O empreendedorismo no espaço rural e o investimento dos jovens agricultores não se fazem sem partilha de conhecimento e, com este projeto, a AJAP pretende estimular a qualificação e contribuir para a dinamização do espaço rural.

O Laboratório Vivo da Agricultura 4.0 é um projeto SIAC Qualificação e conta com o apoio do Portugal 2020 no âmbito do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. Arrancou em 2020 com um diagnóstico estratégico às necessidades de capacitação e qualificação do setor, com foco nos JA e JER. Além da plataforma online, que estará funcional a partir de dia 20 de março, está a ser desenvolvida uma versão móvel para acesso rápido e intuitivo a toda a informação.

* Diretor-geral da Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP).

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.