Feira: Nova ciclovia com mais de 2,6 km’s para acompanhar o percurso do rio Caster

2134
Ciclovia da Feira (projeto).
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara de Santa Maria da Feira anunciou, esta terça-feira, a construção da ‘Ciclovia da Feira – Percurso Urbano do Cáster’, num total de 2665 metros, que irá privilegiar no seu percurso um “canal natural”, que é o rio Cáster.

Um projeto no âmbito das medidas de incentivo ao uso de mobilidade em modos suaves e de valorização do espaço público.

A autarquia aprovou a abertura do concurso público para a ‘Ciclovia da Feira – Percurso Urbano do Cáster’ com um valor base de cerca de 765.000 euros e um prazo de execução de um ano.

O percurso ciclável/pedonal irá ligar o centro histórico, o núcleo de escolas, os equipamentos desportivos, a estação ferroviária, o futuro centro coordenador de transportes, entre outros, e beneficiará, também, da proximidade a bolsas de estacionamento e ao principal acesso da cidade (N223).

Está já em curso a construção do passeio/ciclovia que liga Santa Maria da Feira a São João de Ver, ao longo da Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, num total de 2km. A obra tem conclusão prevista para o início do Verão, resultando de uma candidatura da Câmara da Feira ao Norte 2020 (investimento superior a 275.500 euros).

» A ciclovia prevê, nesta primeira fase, a execução do Traçado Estruturante: Troço 1 – entre as Rua das Fogaceiras e a Avenida Dr. Belchior Cardoso da Costa, Troço 2 – entre o Largo de Camões e a Rua da Escola, e o Troço 4 – entre a Rua da Escola e a Alameda Fernando Pessoa. Posteriormente, surgirá o Traçado Complementar (Troço 3), entre a EB 2, 3 Fernando Pessoa e a EB1 da Macieira;

» A ‘Ciclovia da Feira – Percurso Urbano do Cáster’ vai unificar a zona leste da cidade, tendo o núcleo histórico como principal centralidade, com a zona oeste, de expansão urbana recente, tirando sempre partido do rio Cáster para a sua implantação.

Discurso direto

“Nos últimos dez anos, a estratégia da Câmara Municipal tem estado voltada para o incentivo aos modos ativos de mobilidade, com a criação de percursos cicláveis em pontos estratégicos do nosso concelho para, num futuro próximo, completar uma rede intra e intermunicipal. “Queremos criar alternativas ao uso do automóvel, contribuindo para uma melhor qualidade de vida dos nossos munícipes, ao mesmo tempo que qualificamos o espaço público” – Emídio Sousa, presidente da Câmara de Santa Maria da Feira.

Publicidade, Serviços & Donativos