Feira: ETAR de Fiães sem vestígios de Covid-19

1850
Imagem INDAQUA.

Um projeto experimental da INDAQUA nas águas residuais tratadas da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Fiães, Santa Maria da Feira, não detetou a presença do vírus de SARS-Cov2.

A empresa concessionária efeutou um conjunto de testes nos últimos meses. Entre 16 de fevereiro e 2 de março, foram encontrados vestígios de SARS-Cov2. O que não se repetiu a partir de 5 de março, “acompanhando a diminuição dos casos de Covid-19 em Portugal.”

“Este foi o primeiro projeto de análise ao SARS-Cov2 em águas residuais promovido pela INDAQUA. Apesar do seu caráter experimental, a ação pode vir a ser retomada no futuro, neste ou noutros concelhos em que a empresa detém operação”, explica um comuncado.

A empresa assegura, desde 2000, a operação da rede de saneamento no concelho de Santa Maria da Feira, promovendo o correto encaminhamento e tratamento das águas residuais antes da devolução ao meio ambiente.

Discurso direto

“Este tipo de iniciativas tem grande importância, já que através das águas residuais é possível detetar potenciais focos de infeção dias antes de estes se manifestarem na população. Continuaremos a acompanhar a evolução da pandemia, avaliando a retoma deste tipo de análises. Os resultados poderão contribuir para a prevenção de focos da doença” – Ricardo Grazina, Diretor Geral da INDAQUA Santa Maria da Feira.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780