Feira dinamiza formação e criação artística em circo contemporâneo

457
Circo Contemporâneo (Imagem partilhada pela Câmara de SMF).

Até ao dia 3 de março, está aberta a ‘Chamada de Circo Contemporâneo Noite do Circo’, mais uma oportunidade para aprendizagem e criação artística destinada a artistas independentes e companhias nacionais a partir de Santa Maria da Feira.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O artista circense português, João Paulo Santos, especialista em mastro chinês é o mentor deste novo projeto que resulta da parceria entre o Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, e o Centro Cultural de Paredes de Coura, numa aposta conjunta na criação e circulação na área do circo contemporâneo.

Segundo uma nota de imprensa, a ‘Chamada Aberta de Circo Contemporâneo’ lança o desafio para que artistas e companhias nacionais apresentem “projetos direcionados ao público em geral”.

A criação artística selecionada será acompanhada em todo o seu processo criativo por João Paulo Santos, tido como “uma figura de relevo no mundo do circo contemporâneo”. Os participantes receberão uma retribuição financeira de apoio à criação e dois períodos de residência artística: um em Santa Maria da Feira e outro em Paredes de Coura.

O espetáculo de circo que resultar da formação será apresentado em novembro, no Museu de Lamas, no concelho de Santa Maria da Feira, no âmbito da programação ‘Fora de Portas do Cineteatro António Lamoso’, e também no Centro Cultural de Paredes de Coura.

A cocriação artística terá ainda a possibilidade de integrar a programação de 2025 de dois festivais de referência nacional e internacional: Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira e O Mundo ao Contrário de Paredes de Coura. Esta cocriação integra a rede de programação internacional de La Nuit du Cirque.

Artigo relacionado

Festival Imaginarius regressa a Santa Maria da Feira com mais liberdade que nunca

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.