Feira: Descargas poluentes na Ribeira de Rio Maior

921
Descarga poluente em Paços de Brandão.
Dreamweb 728×90 – Video I

O Bloco de Esquerda foi alertado por populares durante a manhã deste sábado, dia 03 de Setembro, acerca de descargas poluentes na Ribeira de Rio Maior, na rua com mesmo nome em Paços de Brandão, paredes meias com o Museu do Papel de terras de Santa Maria.

Chegados ao local, os dirigentes concelhios do Bloco de Esquerda puderam confirmar o cenário descrito: grande quantidade de espuma no curso da ribeira, águas completamente castanhas bem como de um cheiro intenso, típico de água de cozedura de cortiça. Esta constatação leva a crer que a descarga poderá ter origem em alguma das várias empresas de cortiça que existem a montante da Ribeira junto às suas margens.

Fomos ainda informados que foram alertadas as autoridades policiais, nomeadamente a GNR, que até aquele momento não se haviam ainda deslocado ao local.

Para o Bloco de Esquerda esta prática recorrente no nosso concelho é inaceitável e este tipo de crime deve ser investigado e os seus autores punidos exemplarmente!

O Bloco de Esquerda responsabiliza igualmente a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira por pouco ou nada fazer no sentido de fiscalizar estas empresas que cometem delitos nefastos para o meio ambiente.

O Bloco de Esquerda relembra que fez várias propostas no sentido de combater este problema, nomeadamente a criação de guarda rios camarários, propostas estas que foram sempre rejeitadas pelo executivo camarário, que na ausência de melhor explicação, refugiou-de na ineficaz e anedótica prestação de serviços de fiscalização de 2 elementos disponibilizada pela empresa que comercializa a água do concelho – Indáqua.

Para o Bloco de Esquerda é hora de alterar este cenário de uma vez por todas! É preciso criar uma brigada de fiscalização mais eficaz que defenda as nossas linhas de água destes crimes ambientais hediondos.

O Bloco de Esquerda irá apresentar novamente uma proposta em Assembleia Municipal neste sentido, assim como, através dos seus representantes, irá questionar quer a Câmara Municipal, quer o Ministério do Ambiente acerca desta situação.

Bloco de Esquerda

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.