Feira: Ano piloto do Programa CLICK – Aproximação ao Mercado de Trabalho

340
Programa CLICK, Santa Maria da Feira.
Dreamweb 728×90 – Video I

O ano piloto do Programa CLICK – Aproximação ao Mercado de Trabalho, criado e dinamizado pelo Município de Santa Maria da Feira para promover a qualificação do ensino profissional, chega ao fim com um balanço “muito positivo” em matéria de formação, visitas a empresas e acolhimento por parte das entidades envolvidas. Cerca de duas centenas de alunos de nove escolas do concelho visitaram seis empresas parceiras deste programa, onde contactaram com a realidade laboral em diferentes setores de atividade.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

As ações do Programa CLICK iniciaram em março com a participação de 235 alunos em onze bootcamps que envolveram onze escolas dos nove agrupamentos do concelho, num total de 88 horas de formação, que se traduziram em mais capacitação nas áreas de Talentos e Competências, Comunicação, Branding Pessoal e Visitas ao Terreno Profissional.

Na segunda quinzena de maio e primeira de junho, seis empresas do concelho parceiras deste programa abriram as suas portas a 193 alunos do 7º ano de nove escolas de oito agrupamentos do território.

Abílio P. Carneiro & Filhos (calçado técnico), Duvalli (revestimento de colchões), Eurogalva (metalurgia – galvanização e revestimento de superfícies), Hotel IBIS (setor hoteleiro), Papeleira Coreboard (produção de papel e cartão) e Relprod (braceletes de relógios e marroquinaria em pele) foram as primeiras empresas a associar-se a este programa, que terá continuidade já no próximo ano letivo, alargando-se a todas as turmas do 7º ano de escolaridade do concelho.

Todas as visitas realizadas nesta primeira edição ficaram marcadas pela excelência no acolhimento, acompanhamento e atenção disponibilizada aos jovens estudantes por parte de administradores e colaboradores de cada uma das empresas, que orientaram os grupos nos diferentes espaços e esclareceram todas as dúvidas apresentadas.

Marca registada pelo Município de Santa Maria da Feira, o Programa CLICK foi criado para promover a qualificação do ensino profissional junto dos jovens desde o início do 3º Ciclo de ensino.

Através de parcerias sólidas com várias entidades locais, o CLICK visa articular, conceber e implementar serviços de orientação antes do ingresso no ensino e formação profissional e reforçar a exposição dos alunos à aprendizagem em contexto laboral durante o ensino profissionalizante.

Pretende-se que este envolvimento mais precoce dos jovens nos processos produtivos das empresas fomente uma mais consciente formação para o acesso ao mercado de trabalho e, a longo prazo, mitigue a falta de recursos humanos especializados em áreas de emprego mais atuais.

Câmara de Santa Maria da Feira

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.