Feira: Ação consertada para melhorar qualidade dos rios

1245
Passadiços Rio Uilma, Santa Maria da Feira.
Dreamweb 728×90 – Video I

A preocupação com a qualidade deste bem público norteou um conjunto de reuniões de trabalho que o Município de Santa Maria da Feira levou a cabo, com diversos agentes, começando com um trabalho na Ribeira de Lamas, uma das mais agredidas com descargas de vária ordem.
 
Consciente da importância da água na qualidade de vida das populações, o Município de Santa Maria da Feira tem feito um esforço no sentido de sensibilizar os cidadãos para a preservação deste bem público, mas também sendo agente ativo no processo de reabilitação das linhas de água. De forma a combater os focos de poluição industrial que ainda acontecem nos principais rios do concelho, desencadeou-se um processo de partilha de conhecimentos e conjugação de esforços na atuação com as entidades com responsabilidades e competências no licenciamento industrial e gestão das linhas de água.

Nesse âmbito, realizaram-se uma série de reuniões com trabalho de campo, em que estiveram envolvidos técnicos da Câmara Municipal, Agência Portuguesa do Ambiente, GNR, Indaqua Feira e algumas Juntas de Freguesia. “Iniciámos este trabalho na Ribeira de Lamas, que passa no Museu do Papel, pois é constantemente agredida com descargas de vária ordem, incluindo efluentes provenientes da cozedura da cortiça. Por isso, iniciaram-se visitas conjuntas a várias unidades industriais situadas nesta bacia hidrográfica”, diz o vereador com o pelouro do Ambiente, Vítor Marques.

O Município apela à participação ativa de todos os cidadãos na denúncia de descargas ilegais para as linhas de água, através do contacto com o SEPNA – Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente ou a Câmara Municipal.


Câmara de Santa Maria da Feira

Publicidade, Serviços & Donativos