Conhecidos os vencedores do concurso ideias de negócio do projeto Platicemar

2344
Projeto PLATICEMAR.
Comercio 780

A 1ª Gala Platicemar teve lugar na quinta-feira, no Hotel Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel.

Na ocasião, foram anunciados os 24 vencedores finalistas do concurso ideias de negócio do projeto Platicemar que apoia e facilita o aparecimento de novas empresas de base tecnológica na economia do mar.

A apresentação da gala esteve a cargo dos responsáveis das entidades que constituem o consórcio Platicemar.

Os projetos finalistas, provenientes do Porto, Região de Aveiro, Figueira da Foz, Leiria/Peniche e Sines, abrangem setores emergentes da economia do mar e promovem o empreendedorismo e a inovação com base na aplicação das TICE, capacitando as novas iniciativas empresariais e fomentando a concretização de startups.

A cerimónia contou com a presença do Presidente da Direção Geral de Política do Mar, Ruben Eiras, que aproveitou o momento para lançar o programa de aceleração Bluetech Accelerator, que visa desenvolver a inovação azul e empreendedorismo.

A iniciativa faz parte do programa Ocean Portugal, desenvolvido em conjunto pelo Ministério do Mar e pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD). Ruben congratulou a iniciativa Platicemar e desafiou o projeto e seus responsáveis para participar na edição deste ano do Web Summit. “Acelerar para fazer acontecer o nosso mar é um dos lemas do Bluetech Accelerator que se aplica de forma integral ao projeto singular e colaborativo que o Platicemar representa para Portugal” afirmou Ruben na sua intervenção a fechar a gala.

Lista completa dos (24) finalistas vencedores

Porto: Sal Verde: Do Mar à Mesa Saudável, CyanoCare, TOPAME, VeganMar;

Região de Aveiro: Moulds Bond, R5 Marine Solutions, Natursensae, Projeto ViP e MERO;

Figueira da Foz: Ocean Scanner, Undersee, AquaAll, OffShore Energy Figueira e AquaDreams;

Leiria/Peniche: IberoAlgas, Do Mar, Fishify, MARLight e Observação e Inspeção Subaquática;

Sines: Welcome to Sines, TrackBow, Centro de Talassoterapia Sines, SUBWINE e LifeFinder.

O Platicemar teve início em setembro de 2017 e tem a duração de dois anos. Integra um consórcio de cinco entidades: NERLEI (Associação Empresarial da Região de Leiria), ACIFF (Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz), INOVA-RIA (Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro), FORUM OCEANO (Associação da Economia do Mar) e SINES TECNOPOLO (Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama).

info www.platicemar.pt

Comercio 780