“Façam alguma coisa! A mata é o nosso lar!”

1237
Cartaz.

Maria Jasmim é uma menina que ouve vozes e consegue falar com animais. Um dia, acompanha o avô a um trail que iria acontecer na Mata do Bussaco e é alertada para um acontecimento que poderia colocar em risco a mata e os animais.

Por Virgínia Soares Pereira *

“Ainda as primeiras folhas começavam a cobrir o chão já se sentia um clima diferente na Mata do Bussaco, os animais souberam que os Humanos queriam explorar lítio. Como poderia acontecer!?

Iriam ser cortados adernos, loureiros e carvalhos, cedros, eucaliptos, araucárias, sequóias e maravilhosos fetos de porte arbóreo que faziam da Mata um sítio mágico.

As árvores olhavam umas para as outras com um ar muito infeliz… o musgo começava a perder o seu verde intenso e a ficar pálido e as aves até deixaram de cantar tamanha era a agonía!

Pelo solo, os caracóis e lesmas queixavam-se que a cobertura vegetal estava diferente! -“Ai minha nada mole vida!”- Gemia a lesma Tita.

Todas as ervas estavam deprimidas, mais ásperas e magoavam o corpo mole destes gastrópodes!

Os chapins, que costumam ser sempre muito agitados, estavam inconformados e cabisbaixos na copa dos adernos até que uma carriça, pelo meio de um arbusto começou a gritar:

– Façam alguma coisa! A mata é o nosso lar! ”

* Autora de “Bussaco, a mata mágica”. Uma história emotiva de uma menina especial que irá desempenhar um papel crucial para a defesa da Mata Nacional do Bussaco. Retrata a fauna e flora da mata permitindo um conhecimento mais aprofundado do nosso património nacional a par da consciencialização ambiental e preocupação com a saúde mental. O livro direcionado para o público infanto-juvenil encontra-se disponível na Livraria Atlântico (https://livrariaatlantico.com/infanto-juvenis/bussaco-a-mata-magica) e, brevemente, em todas as livrarias do país.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.