Fábrica de Ovar marcou entrada da Toyota na Europa há 50 anos

1001
Modelo Corolla, na fabrica da Toyota em Ovar (1971).

A fábrica de Ovar da Toyota, que foi a primeira da marca nipónica na Europa, está a assinalar 50 anos de laboração.

Em 1971, a Toyota estabeleceu com a Salvador Caetano o início da produção. Meio século depois, as várias unidades fabris europeias do construtor automóvel já receberam 10 mil milhões de euros de investimento.

“Fiel à sua filosofia de ‘construir onde se vende’, a Toyota abriu fábricas de motores e automóveis no Reino Unido no início dos anos 90 e desde então expandiu-se para França, Turquia, República Checa, Polónia e Rússia, num total de nove locais”, recorda a marca em comunicado.

As operações de produção europeias têm um volume acumulado de mais de 13 milhões de veículos, empregando diretamente cerca de 22.000 pessoas. Um negócio no valor de mais de 6 mil milhões de euros a uma rede de cerca de 400 fornecedores europeus.

“Ao longo deste tempo, a Toyota sempre se esforçou por ser um empregador socialmente responsável, trabalhando em estreita colaboração com as comunidades locais onde opera”, refere o comunicado.

A produção global expandiu-se para aproximadamente 800.000 unidade por ano, impulsionada pelo recente lançamento do Yaris Cross.

A Toyota foi uma das primeiras empresas a produzir veículos eletrificados na Europa quando o Auris Hybrid saiu da linha de produção em TMUK, em 2010. Atualmente, cerca de 59% do volume total europeu de todos os veículos vendidos pela Toyota e Lexus na Europa são híbridos, a maioria produzida na Europa por europeus.

Discurso direto

“Estamos orgulhosos de ter passado este marco de 50 anos de produção na Europa. O facto de mais de dois em cada três veículos que vendemos na Europa serem construídos aqui, representa uma contribuição significativa em termos de emprego direto. Além disso, estamos a reduzir o nosso impacto ambiental ao produzir localmente um elevado volume de veículos eletrificados, o que nos permite atingir consistentemente os objetivos da nossa frota de CO2 da UE” – Marvin Cooke, Vice-Presidente Executivo da Toyota Motor Europe.

Artigo relacionado

50 anos da fábrica de Ovar da Toyota

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.