Expobairrada vai palpitar no ‘Coração da Bairrada’ de 5 a 9 de julho

2203
Expobairrada (Arquivo/CM de Oliveira do Bairro).
Comercio 780

A Expobairrada está de volta ao Espaço Inovação, em Oliveira do Bairro, entre 5 e 9 de julho, para dar a conhecer o que de melhor se faz no Coração da Bairrada, a nível industrial, comercial e agrícola, assim como também as principais atrações gastronómicas locais.

Xutos & Pontapés, Mariza, Tiago Bettencourt & União Filarmónica do Troviscal, Nininho Vaz Maia, Chico da Tina, Mizzy Miles, Lon3r Johny e Putzgrilla, serão os nomes mais conhecidos, entre muitos outros, a pisar os quatro palcos espalhados pelo recinto do certame.

A apresentação do cartaz e das principais novidades desta edição foi feita na passada segunda-feira, 8 de maio, pelo Executivo da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, liderado por Duarte Novo.

De acordo com Jorge Pato, Vice-Presidente da autarquia, a Expobairrada 2023 vai manter a aposta na componente empresarial do concelho e na vertente ambiental, ao nível da sustentabilidade do próprio evento, com vários espaços de exposição, recreio e restauração, incluindo uma tenda de espumantes da Bairrada.

“A Expobairrada assume e promove o património do concelho e da região, destacando-se a indústria cerâmica, a agricultura, a enologia e a gastronomia, num regresso às origens e tradições da Bairrada, a nível económico, cultural e etnográfico”, referiu Jorge Pato.

O Espaço Inovação está localizado na Zona Industrial de Vila Verde, no concelho de Oliveira do Bairro.

CONCERTOS

A Expobairrada 2023 vai contar com 31 espetáculos em cinco dias, nos quatro palcos espalhados pelo recinto.

Lília Ana Águas, Vereadora da Cultura, realçou o ecletismo do cartaz, com oferta para todos os gostos e gerações. “Temos hip hop, música eletrónica de dança, flamenco, fado, rock & roll e pop, só no palco principal, para além de outros géneros nos restantes espaços de concertos e atuações”, explicou a autarca. “É um cartaz que agradará à juventude, mas também ao público mais maduro, cruzando gerações e géneros”, concluiu Lília Ana Águas.

A abrir o certame, a 5 de julho, quarta-feira, vai estar Nininho Vaz Maia, artista que mistura o flamenco, o pop e a tradição cigana num estilo único, somando perto de 85 milhões de visualizações no seu canal oficial no youtube.

O primeiro dia de concertos conta também com a atuação de Mizzy Miles, um dos grandes nomes do hip-hop e da música urbana nacional, somando, em poucos anos de atividade, sete temas de platina e sete de ouro.

No dia seguinte é a vez de Chico da Tina se estrear na Expobairrada, com o seu hip hop/trap, potencialmente acompanhado… à concertina minhota! O seu mais recente álbum, “E Agora Como é Que É”, lançado em finais de 2021, deverá marcar a atuação do irreverente Francisco da Concertina. De irreverência se faz também o hip hop de Lon3r Johny, que atuará antes de Chico da Tina.

Para sexta-feira, dia 7, o palco principal vai contar com a energia contagiante dos Putzgrilla, que vão trazer a sua mistura explosiva de música eletrónica de dança com ritmos africanos e latinos, passando pelo funk brasileiro.

No mesmo dia, e a encerrar o palco principal, estará Mariza, uma das grandes divas da música portuguesa. Para além das fronteiras do nosso país, a cantora de “Chuva” e “Quem me dera” tornou-se numa embaixadora de Portugal e da portugalidade, alcançando vários prémios internacionais na área da “world music”. Espera-se um concerto inesquecível por parte de uma das vozes mais marcantes da música portuguesa.

A noite de sábado fica guardada para o rock e para o revivalismo, com os míticos Xutos & Pontapés e o projeto de DJs “Smell´s Like 90’s“. Dos Xutos já tudo se disse e cada concerto é sempre um acontecimento, sendo muito provavelmente a banda portuguesa mais intergeracional, com fãs de, literalmente, quase todas as idades.

O palco principal da Expobairrada 2023 encerra no domingo com Tiago Bettencourt, acompanhado pela União Filarmónica do Troviscal. O cantor e compositor de “A Carta” e “Se me deixasses de ser” apresenta-se no Espaço Inovação muito bem acompanhado por uma banda filarmónica do concelho de Oliveira do Bairro, num registo que emprestará às suas canções um toque de epicidade. Um espetáculo a não perder.

Expobairrada (Arquivo / CM de Oliveira do Bairro),

ESPAÇOS

O espaço da feira voltará a contar com uma tenda de espumantes e com espaços de restauração, explorados por associações do Concelho de Oliveira do Bairro, onde se poderão degustar os mais tradicionais aromas e paladares da Bairrada.

O pavilhão será ocupado por expositores primordialmente do tecido empresarial do Concelho de Oliveira do Bairro.

Uma das novidades deste ano serão os quatro palcos espalhados pelo recinto, mais um do que nos anos anteriores, por onde irão passar artistas de renome nacional e internacional, mas também músicos e grupos do Concelho de Oliveira do Bairro, que têm assim a oportunidade de apresentar o seu reportório aos milhares de visitantes do certame.

HORÁRIOS E BILHETES

A cerimónia inaugural da Expobairrada 2023 será realizada no dia 5 de julho às 19h00. Nos dias 6 e 7, a abertura de portas será às 18h00 e no sábado e domingo a partir das 11h00 da manhã.

Os bilhetes de acesso ao recinto terão um custo de 2,5€ por dia, à exceção de domingo, que é de entrada gratuita. Estará ainda disponível um bilhete geral, válido para todos os dias, pelo valor único de 7,5€.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

Mais uma vez, esta edição da Expobairrada conta ter o “Sê-lo Verde” do Fundo Ambiental, garantindo a implementação de medidas de valorização e promoção da responsabilidade ambiental, e assume-se com um “EcoEvento”, por via da parceria estabelecida entre o Município de Oliveira do Bairro e a empresa ERSUC.

Neste âmbito, serão oferecidos aos expositores sacos para a recolha seletiva de resíduos recicláveis. No final do evento, o peso da totalidade dos resíduos recolhidos será revertido em valor monetário, que à posteriori será entregue a uma instituição de solidariedade social do Concelho.

Também durante todo o evento, serão realizadas campanhas de sensibilização ambiental para a adoção de comportamentos amigos do ambiente junto dos visitantes, expositores, restauração e bares.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Expobairrada 2023 volta a implementar medidas de valorização e promoção da responsabilidade social. Neste sentido, através das entidades da Rede Social concelhia, e no âmbito do projeto municipal “Remobilar”, o certame vai contar com um espaço destinado à angariação de móveis, eletrodomésticos e bens de primeira necessidade, destinados a famílias carenciadas a residir no concelho.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780