ExpoBairrada 2019 abre portas a 3 de julho

1736
ExpoBairrada.

A edição de 2019 da ExpoBairrada tem início esta 4.ª feira, 3 de julho, em Oliveira do Bairro, para cinco dias que vão dar a conhecer o que de melhor se faz no “Coração da Bairrada”, a nível industrial, comercial e agrícola, assim como também as principais atrações gastronómicas locais.

A Sessão de Abertura Oficial do certame será realizada esta 4.ª feira, às 18h00, na presença do Secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde.

Até domingo, 7 de julho, o Espaço Inovação vai contar com 150 expositores, 14 restaurantes, 4 bares e 30 espetáculos em 3 palcos, por onde vão passar nomes como Rui Veloso, Ana Moura, Carolina Deslandes, Agir, Quinta do Bill, ProfJam, Romana, Avô Cantigas, para além de vários DJs e bandas locais.

Depois da nova dinâmica implementada no ano passado pelo Município de Oliveira do Bairro, a edição de 2019 da ExpoBairrada mantém a aposta na componente empresarial do concelho e na vertente ambiental, ao nível da sustentabilidade do próprio evento, com melhorias ao nível da distribuição e localização dos vários espaços de exposição, restauração e recreio.

A nova assinatura do Município, “No Coração da Bairrada”, assume agora protagonismo no certame que assume o património do concelho e da região, como a indústria cerâmica, a agricultura, a enologia e a gastronomia, regressando às origens e tradições da região, quer económicas, quer culturais e etnográficas.

Espaços

O espaço da feira vai voltar a contar com uma tenda de espumantes e com um reforço dos espaços de restauração, que passam a 14, explorados por associações do Concelho de Oliveira do Bairro, onde se poderão degustar os mais tradicionais aromas e paladares da Bairrada.

O pavilhão principal será ocupado por expositores primordialmente do tecido empresarial do Concelho de Oliveira do Bairro.

Pelos três palcos do recinto, vão passar artistas de renome nacional e internacional, mas também músicos e grupos do Concelho de Oliveira do Bairro, que têm assim a oportunidade de apresentar o seu reportório aos milhares de visitantes do certame.

O palco destinado aos artistas do concelho, na sua vertente mais tradicional e sinfónica, ficará localizado junto à área de restauração, criando assim um ambiente propício a que as famílias possam saborear os pratos da Bairrada enquanto assistem a concertos e atuações dos músicos e dançarinos da “casa”. Por este palco vão passar fadistas, grupos de cantares, bandas filarmónicas e ranchos folclóricos, num desfile de música, cor e tradição.

ExpoBairrada 2019.

Concertos

A ExpoBairrada 2019 é inaugurada no dia 3 de julho, pelas 18 horas, e caberá ao multifacetado Agir, estrear o palco principal do certame. Trata-se do regresso a Oliveira do Bairro do cantor de “Parte-me o pescoço”, “Como ela é bela” e “Makeup”, que lançou em 2018 o seu último trabalho intitulado “No Fame”. O concerto está marcado para as 21h30, sendo o regresso do artista Agir a Oliveira do Bairro bastante aguardado. Às 00h00 o palco passa para o domínio do rapper ProfJam, que se estreia na ExpoBairrada com o seu recém-lançado álbum “#FFFFFF”, apresentado ao público em fevereiro deste ano. O single “Água de coco” conta já com 9,5 milhões de visualizações e 76 mil gostos no YouTube. O canal do rapper nessa plataforma digital conta já com um surpreendente total de 43,5 milhões de visualizações.

No dia seguinte, é a vez de Carolina Deslandes, uma das maiores artistas da atual geração de cantores e compositores portugueses, se apresentar na ExpoBairrada. A sua canção “A vida toda”, familiar para a esmagadora maioria dos portugueses, atingiu 9,8 milhões de visualizações no YouTube.

Para a noite de 6.ª feira, 5 de julho, o palco está guardado para um dos maiores nomes da música portuguesa de todos os tempos: Rui Veloso. As canções de Rui veloso têm marcado e acompanhado várias gerações de portugueses, graças a temas intemporais como “Anel de Rubi”, “Não há estrelas no céu”, “Cavaleiro Andante”, “Porto sentido” e “Chico Fininho”, entre muitos outros.

Sábado à noite é dia de fado, com Ana Moura, voz inconfundível que passeia pela tradição de forma livre, sem deixar de piscar o olho à música pop, alargando o raio de ação da chamada “Canção de Lisboa”. Com quase meio milhão de discos vendidos, várias distinções nacionais e internacionais e participações musicais com nomes como Prince, Rolling Stones ou U2, entre outros, Ana Moura deixou de ser uma fadista nacional para se tornar numa artista global.

Para encerrar a edição de 2019 da ExpoBairrada, vão estar os Quinta do Bill, acompanhados pela União Filarmónica do Troviscal (UFT), revisitando canções intemporais como “Voa (voa)”, “Se Te Amo”, “Menino” ou “Os Filhos da Nação”, com novos arranjos e novas sonoridades. Um espetáculo para redescobrir o talento das palavras e das melodias da maior banda de folk-rock nacional, com um sólido percurso artístico de mais de 30 anos.

Após os concertos do palco principal, a animação continua noite dentro, com os DJs Sara Santini, a única portuguesa a fazer parte do ranking que elege os melhores DJs do mundo, Wilson Honrado, radialista da Rádio Comercial e o famoso Fernando Alvim, artistas de renome no panorama nacional e internacional. A noite continua também, no palco junto aos bares, com as atuações dos DJs Nuno Neves, Fontes e Alcides Barros e ainda com a atuação da Banda Polk e da Giants of Rock.

Horários e bilhetes

Os concertos no palco principal terão início entre as 21h30 e as 22h00. s bilhetes de entrada no recinto terão um custo de 1€ por dia, de 3 a 7 de julho.

Responsabilidade ambiental

A ExpoBairrada é um dos vários eventos, que se vão realizar este ano em Portugal, que conseguiu obter o “Sê-lo Verde 2019”, garantindo financiamento para a implementação de medidas de valorização e promoção da responsabilidade ambiental.

Das várias iniciativas, destacam-se: a oferta de copos reutilizáveis a todos os visitantes, entregues à entrada, eliminando a utilização de copos de plástico descartáveis no certame; a oferta de cinzeiros portáteis aos fumadores assim como a colocação de cinzeiros altos de exterior em vários pontos do Espaço Inovação, para evitar a contaminação do solo e recursos hídricos da área; a disponibilização de pontos/bebedouros de água potável, da rede pública, para consumo dos visitantes e a instalação de sanitários verdes na ExpoBairrada com a inclusão de telhados e fachada verde evaporativa com a utilização principal de materiais 100% naturais tais como a cortiça. A execução deste projeto é um passo fundamental para a disseminação de boas práticas de adaptação às Alterações Climáticas, nomeadamente em festivais de verão. Esta infraestrutura é um projeto piloto e inovador a nível nacional e vai ser levado a cabo com o apoio técnico da ITECONS da Universidade de Coimbra.

A ExpoBairrada é um EcoEvento, através da parceria estabelecida entre o Município de Oliveira do Bairro e a empresa ERSUC na qual esta irá oferecer aos expositores sacos para a recolha seletiva de resíduos recicláveis. No final do evento, o peso da totalidade dos resíduos recolhidos será revertido em valor monetário, que à posteriori será entregue a uma instituição de solidariedade social do Concelho.

Também durante todo o evento, serão realizadas campanhas de sensibilização ambiental para a adoção de comportamentos amigos do ambiente junto dos visitantes, expositores, restauração e bares, tendo para o efeito instalado um espaço de educação ambiental (stand “ECOliveira”), com informação sobre as boas práticas ambientais.

https://www.facebook.com/expobairrada/

Publicidade, Serviços & Donativos

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação institucional ou não jornalística, nomeadamente o canal ‘Comunicados’, assim como informação útil ou promoções comerciais, como é o caso deste artigo, utilizando os canais ‘Iniciativas’, ‘Roteiro’ e ‘Aveiro Work Point’ »» ler estatuto editorial