PS critica execução de 2018 da Câmara de Aveiro “extremamente baixa”

1173
Reunião do executivo camarário, Aveiro.
Comercio 780

O PS deteta incapacidade da maioria PSD-CDS à frente da Câmara de Aveiro em executar “ao nível” do que tinha previsto fazer no orçamento de 2018.

Análise feita durante a reunião pública realizada esta sexta-feira para votar o relatório e as contas do ano passado.

A despesa de capital executada em 2018, na ordem dos 42%, é classificada pelo vereador João Sousa como “extremamente baixa” para o orçamento apresentado.

O que “não abona na concretização”, resultando daqui, segundo explicou o eleito, “um problema”, já que o saldo “tem tendência a aumentar”, tendo atingido os 50 milhões de euros.

Na avaliação das Grandes Opções do Plano (GOP), o PS, que votou contra, diz ter encontrado “situações preocupantes ao nível da execução” com investimento “muito abaixo do previsto” em áreas como a segurança (Polícia Municipal), educação, saúde, ordenamento do território, cultura ou transportes.

Ribau Esteves, na resposta, garantiu que “todas as análises de execução têm justificação”. E não sendo feita despesa “contribui para o saldo”.

“Sabíamos que uma parte não era executável, sempre avisei que ainda teremos saldos assim em 2018 e 2019. Em 2020 irá para 5 ou 10 milhões, que é o normal”, referiu.

O edil aludiu aos “adversários novos, que acontece às Câmara e ao Governo” quando avançam “com concurso e não temos empreiteiros”.

Na sua opinião, “a retribuição está feita” com serviços “muito melhores”, transportes, “qualidade” dos arruamentos, obras “das pequenas às grandes”, incluindo em edifícios.

“É a retribuição aos nossos munícipes que pagavam impostos, mesmo mais baixos, e não tinham retribuição. Agora aceitam pagar mais que é fundamental, está em estabilização, mas já sentem retribuição na qualidade serviços, da cultura, nas obras nas escolas e também baixamos impostos para um patamar que entendemos sustentável”, insistiu, renovando o empenho em “aumentar investimento, em pico, para resolver problemas e capacitar a nossa estrutura”

Discurso direto

“Fazemos uma avaliação muito positiva. Cumprimos os objetivos mais ligados à gestão administrativa e financeira, seja no Programa de Ajustamento Municipal (PAM), no recebimento do empréstimo e pagamento de dívidas, de forma muita intensa, cumprimos bem. Fechámos a segunda fase do PAM, após construção e o vistom seguiu-se a entrada em execução plena. Cumprimos também objetivos importantes da gestão organizacional, com o fim das empresas municipais.
Destaco o crescimento do investimento, projetos, concursos e obras, algumas inaugurações. A aproveitar fundos, ou não, gerando grande expansão e crescimento. A conquista do projeto Aveiro Steam City também. Um ano muito importante e muito positivo” – Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780