Eurodeputado do PCP defende viabilização de fabricante de bicicletas de Águeda

2046
Encontro com trabalhadores da Órbitra, Águeda.
Comercio 780

Miguel Viegas, Euroedeputado do PCP, esteve ontem reunido com trabalhadores da Órbita-Miralagos, empresa de Águeda que deixou de pagar salários, deixando um apelo para a importância da viabilização da atividade.

A maioria dos trabalhadores foi obrigada a rescindir os seus contratos de trabalho. A situação precipitou-se depois de a EMEL ter ‘rasgado’ o contrato de 25 milhões de euros relativo às bicicletas elétricas “Gira”, reclamando ainda uma indemnização de 4,6 milhões de euros por alegado incumprimento.

Em comunicado, o deputado comunista no Parlamento Europeu considera que “esta situação é inconcebível.”

“Num momento em que todas as políticas europeias e nacionais apontam para a necessidade de novas políticas de mobilidade orientadas para a promoção do uso da bicicleta, Portugal e a região de Aveiro arriscam-se a perder uma marca emblemática portuguesa e um dos maiores fabricantes”, alerta Miguel Viegas.

Está em risco “um significativo polo de desenvolvimento e mão-de-obra qualificada para um setor com enormes tradições na região e simultaneamente com enormes potencialidades de desenvolvimento futuro.”

O eurodeputado anuncia que o PCP “irá apelar” junto do Governo e da Assembleia da República, mas também ao nível da CIRA (comunidade intermunicipal) e da autarquia “para a necessidade de usar todos os instrumentos de apoio disponíveis para se encontrar uma solução para a empresa e intermediar ao mesmo tempo o diferendo com a empresa municipal lisboeta EMEL.”

A Órbita foi fundada em 1971. Chegou a ganhar dimensão internacional, exportando para toda a Europa, mas também para Angola, Moçambique, Argélia e Marrocos, chegando a ganhar um contrato de milhares bicicletas para a rede de bicicletas partilhadas de Paris, em 2007.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780