Ol. de Azeméis: Estudo analisa solos e materiais contaminados das antigas Minas do Pintor

1476
Antigas minas do Pintor, Oliveira do Azeméis.
Dreamweb 728×90 – Video I

A EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S. A. encomendou “ensaios de caracterização geoquímica e mineralógica em amostras de solos, escombreiras e materiais contaminados da antiga área mineira do Pintor”, em Oliveira do Azeméis.

O objeto do contrato da prestação de serviços lançada a concurso público por 70 mil euros é, concretamente, a “realização de um conjunto de análises químicas multielementares e de ensaios geoquímicos, estáticos e dinâmicos e ensaios de extrações sequenciais”.

O prazo da entrega dos estudos sobre a contaminação daquelas que foram as únicas minas do país de extração de arsénio comercial é de 455 dias.

A antiga área mineira do Pintor fica localizada União das Freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo. As minas exploravam filões verticais por meio de um único poço, que tem 204 metros de profundidade e alarga para oito galerias.

Entre 1881 e 1891 a mina sofreu várias ampliações. O fim da extração de minério, em 1958, está associado aos danos ambientais provocados por esta exploração mineira que viria a encerrar definitivamente em 1995, sem quaisquer medidas de remediação e reabilitação ambiental e paisagística.

Em março passado, o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis revelou a pretensão municipal de tornar aquela zona “numa resposta de lazer e cultural” (anfiteatro ao ar livre e um centro Interpretativo de extração de minério), estimando-se, para tal, um investimento de 5 milhões de euros.

Artigos relacionados

Minas do Pintor em Nogueira do Cravo será transformada em zona de lazer

Impacto da actividade da Mina do Pintor na qualidade dos solos e das poeiras

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.