
Está a decorrer a consulta pública da proposta de ‘Definição de Âmbito’ do projeto LiftOne – Unidade de Produção de Hidróxido de Lítio em Estarreja a cargo da Lift One S.A., empresa do grupo José de Mello, que possui no concelho a Bondalti (antiga CUF / Quimigal).
Um procedimento legal para apresentar à Autoridade de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) o âmbito do trabalho a desenvolver no Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da unidade a localizar no complexo químico de Estarreja.
O projeto LiftOne recebeu o estatuto de Potencial Interesse Nacional (PIN) atribuído pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP). Prevê-se a criação de 150 postos trabalho diretos (cerca de 2.000 empregos indiretos na região) num valor estimado de investimento de aproximadamente 432 milhões de euros. O objetivo é fornecer hidróxido de lítio para mais de meio milhão de baterias elétricas por ano.
A empresa promotora considera que a fábrica, a primeira de refinação de lítio ‘verde’ em Portugal, “representa uma oportunidade para o desenvolvimento económico devido procura de hidróxido de lítio no mercado nacional e internacional, induzida por esta transição energética, em particular, no sector da mobilidade”.
A produção de hidróxido de lítio de elevada pureza é vista como “essencial para o desenvolvimento e fabrico de baterias de nova geração.”
A Lift One pretende assumir-se como pioneiro na incorporação de matérias-primas recicladas (desperdícios gerados na cadeia de valor) para a produção de hidróxido de lítio de alta qualidade (grau bateria). Será “o passo inicial de uma estratégia que visa posicionar Portugal como Hub Europeu na refinação sustentável de lítio.”
Aponta-se uma produção estimada para a Unidade de Produção de Hidróxido de Lítio de 28.000 toneladas por ano de produto final, durante uma vida útil de 25 anos. A fase de construção do projeto LiftOne terá uma duração prevista de 18 meses. A fase de exploração corresponderá a um período de 25 anos, vida útil prevista para o projeto, ao fim dos quais se prevê que venha a ser desativado.
Atividades fabris
- Refinação de lítio através de processos de eletrólise com o objetivo de produzir hidróxido de lítio, produto essencial para o fabrico de baterias de lítio;
- Utilização de matérias-primas provenientes das baterias em fim de ciclo de vida, nomeadamente “carbonato de lítio reciclado”;
- Circularidade permitindo a integração de todo o ciclo de vida das baterias, a incorporação de matérias-primas recicladas e o reaproveitamento e valorização dos resíduos.
A LiftOne produzirá hidróxido de lítio monoidratado (HLM) para ser integrado em cátodos de baterias de ião lítio, usando como matéria-prima carbonato de lítio (CL) proveniente de fontes primárias e secundárias (reciclagem), através de uma série de etapas de processamento (preparação de uma suspensão aquosa de carbonato, conversão em cloreto de lítio por via da reação com o ácido clorídrico, remoção de impurezas da solução de cloreto de lítio resultante, eletrólise para conversão do cloreto em hidróxido de lítio, cristalização de HLM, secagem e embalamento).
Impactes recomendam “medidas de minimização”
Os “impactes significativos” do projeto serão determinados durante o desenvolvimento do Estudo de Impacte Ambiental (EIA). Entre os fatores ambientais “que poderão vir a levantar questões potencialmente significativas” figuram os recursos hídricos (potencial contaminação de águas subterrâneas e superficiais) e a qualidade do ar (emissões expectáveis de poluentes atmosféricos, como NO2, CO, PM10/PM2,5, SO2, H2SO4, HCl, HF, Metais Pesados e Dioxinas e Furanos, resultantes do próprio processo industrial).
Os autores da proposta de ‘Definição de Âmbito’ perspetivam que “a implementação de medidas de minimização adequadas” e “o controlo regular das respetivas emissões” torne “expectável a atenuação do impacte, considerando-se, desta forma, ser relevante a avaliação detalhada do impacte em fase de EIA”.
+ informações em https://participa.pt/contents/consultationdocument/01_LiftOne_PDA_Relatorio.pdf
Artigo relacionado
Câmara de Estarreja favorável a refinaria de lítio no concelhos
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






