Estarreja: Ser empreendedor também na procura do próprio emprego

1221
Eco Parque Empresarial, Estarreja.
Comercio 780

Na fase final de mais um ciclo de estudos, os estudantes do 12º ano necessitam de todas as ferramentas que lhes possam ser fornecidas para continuarem o seu percurso formativo e/ou académico ou para se iniciarem no mercado de trabalho.

A pensar nesta última hipótese, o GIP – Gabinete de Inserção Profissional e o GADE – Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Económico e Empresarial de Estarreja promoveram a sessão “Ser Empreendedor na Procura Ativa de Emprego” que incluiu a visita a uma unidade fabril do Eco Parque Empresarial de Estarreja, fazendo-se a ponte com um potencial empregador.

O Centro de Negócios de Estarreja, localizado no Eco Parque Empresarial, foi o espaço que acolheu, no dia 27 de fevereiro, a iniciativa dirigida a 63 alunos do 12º ano de Metalomecânica, Eletrotecnia, Sistemas Informáticos e Gestão da Escola Secundária de Estarreja (ESE).

Objetivos da sessão:

* Apresentação e divulgação do GIP como gabinete do Município ao serviço dos jovens que procuram o 1º emprego ou orientação de formação;

* Definir e perceber a importância de ser empreendedor no dia a dia e na procura ativa de emprego;

* Explanar as principais etapas a seguir para integrar o mercado de trabalho;

* Importância do CV para obter a fase seguinte: entrevista;

* Dicas para uma entrevista com êxito;

* Apresentação do Estatuto de Jovem Empresário Rural como forma de empreendedorismo nas zonas rurais com apoios financeiros;

* Apresentação e captação de interessados para o CET – Curso de Especialização Tecnológica em Mecatrónica, como forma de especialização profissional com forte empregabilidade no concelho;

* Visita à empresa Fernando & Ferro no Eco Parque para permitir o contacto dos alunos com o mercado real de trabalho e potencial empregador.

O Município de Estarreja está a fomentar competências empreendedoras, promovendo o crescimento pessoal e a capacidade criativa dos jovens. Iniciativas no âmbito do Projeto Estarreja Jovem Participa têm concretizado essa estratégia, reforçando uma cultura de inovação com resultados vencedores em diversos concursos locais, regionais e nacionais.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780