Estarreja: Ser empreendedor também na procura do próprio emprego

303
Ecoparque Empresarial, Estarreja.
Dreamweb 728×90 – Video I

Na fase final de mais um ciclo de estudos, os estudantes do 12º ano necessitam de todas as ferramentas que lhes possam ser fornecidas para continuarem o seu percurso formativo e/ou académico ou para se iniciarem no mercado de trabalho.

A pensar nesta última hipótese, o GIP – Gabinete de Inserção Profissional e o GADE – Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Económico e Empresarial de Estarreja promoveram a sessão “Ser Empreendedor na Procura Ativa de Emprego” que incluiu a visita a uma unidade fabril do Eco Parque Empresarial de Estarreja, fazendo-se a ponte com um potencial empregador.

O Centro de Negócios de Estarreja, localizado no Eco Parque Empresarial, foi o espaço que acolheu, no dia 27 de fevereiro, a iniciativa dirigida a 63 alunos do 12º ano de Metalomecânica, Eletrotecnia, Sistemas Informáticos e Gestão da Escola Secundária de Estarreja (ESE).

Objetivos da sessão:

* Apresentação e divulgação do GIP como gabinete do Município ao serviço dos jovens que procuram o 1º emprego ou orientação de formação;

* Definir e perceber a importância de ser empreendedor no dia a dia e na procura ativa de emprego;

* Explanar as principais etapas a seguir para integrar o mercado de trabalho;

* Importância do CV para obter a fase seguinte: entrevista;

* Dicas para uma entrevista com êxito;

* Apresentação do Estatuto de Jovem Empresário Rural como forma de empreendedorismo nas zonas rurais com apoios financeiros;

* Apresentação e captação de interessados para o CET – Curso de Especialização Tecnológica em Mecatrónica, como forma de especialização profissional com forte empregabilidade no concelho;

* Visita à empresa Fernando & Ferro no Eco Parque para permitir o contacto dos alunos com o mercado real de trabalho e potencial empregador.

O Município de Estarreja está a fomentar competências empreendedoras, promovendo o crescimento pessoal e a capacidade criativa dos jovens. Iniciativas no âmbito do Projeto Estarreja Jovem Participa têm concretizado essa estratégia, reforçando uma cultura de inovação com resultados vencedores em diversos concursos locais, regionais e nacionais.

Publicidade, Serviços & Donativos