Estarreja: Retomadas ações de reflorestação

904
Reflorestação nos percursos BioRia (foto cedida pela CM de Estarreja).

Após quase dois anos impedidos de plantar árvores em virtude da pandemia, eis que chegou o dia 26 de fevereiro. Voluntários da Agora Aveiro e equipa do Município de Estarreja encontraram-se no Percurso de Fermelã, dando início à primeira ação de reflorestação da 3ª edição do “Plantar o Futuro”.

Durante a manhã, 30 participantes plantaram mais de 200 árvores nativas, entre freixos, salgueiros-negros, amieiros e choupos, contribuindo para a recuperação da floresta nativa. As árvores plantadas vão ajudar a suster os terrenos, filtrar as águas, proporcionar guarida para a biodiversidade local e sombra para os visitantes do percurso.

A escolha das espécies nativas plantadas neste percurso foi também uma função muito linear, tendo em consideração variáveis como a adequação ao local, a proximidade com a água (e a disponibilidade da mesma), assim como a presença de outras espécies nas imediações. Com o passar do tempo, espera-se que estas se desenvolvam e contribuam para o bom funcionamento do ecossistema.

Para além da plantação de árvores autóctones, há outra ação de combate à perda de vegetação nativa que se salienta com elevado grau de importância: o controlo das espécies invasoras. Por este motivo, a tarde foi dedicada ao descasque de acácias, uma grande ameaça à flora local, num processo que envolve retirar cuidadosamente uma fração circular de casca interrompendo a passagem da seiva elaborada para as suas raízes, fazendo com que estas comecem a secar.

Ainda este mês (nos dias 19 e 26 de março), a equipa do Plantar o Futuro regressará a Estarreja com os alunos da Universidade de Aveiro para a plantação de 1200 árvores. Desde o inicio do projeto em 2018, já foram plantadas mais de 4.000 arvores no Concelho de Estarreja.

O “Plantar o Futuro” é organizado pela Agora Aveiro, em colaboração com o Grupo para a Sustentabilidade da Universidade de Aveiro e o Município de Estarreja. Este conta com os patrocínios da Prio Energy, enquanto “Main Sponsor”, Caetano Auto, enquanto “Golden Sponsor” e Casa Martelo, Grestel e Siro enquanto “Silver Sponsors”. Conta ainda com as parcerias do Núcleo de Estudantes de Biologia – AAUAv, Exodus Aveiro Fest, Plate.pt, e Possibility Design. Tem o apoio do Município de Aveiro, do Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas e do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..

Câmara de Estarreja

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.