Estarreja: Novo Centro Escolar de Avanca adjudicado ainda sem comparticipação garantida

2193
Escola Egas Moniz, Avanca.
Comercio 780

A Câmara de Estarreja adjudicou a reabilitação e ampliação do futuro Centro Escolar de Avanca Prof. Dr. Egas Moniz (EB 2,3 + Jardim-de-infância) por cerca de 5,2 milhões de euros, com um prazo de execução de 24 meses.

O concurso público foi lançado por 5,1 milhões de euros com 24 meses de prazo de construção.

Segundo a edilidade, a empreitada terá uma comparticipação “previsível” dos fundos comunitários superior a 3 milhões de euros, “na sequência das negociações encetadas pela autarquia” com o Governo.

A contrapartida nacional no valor “previsível” superior a 1,5 milhões de euros será assumida pela Câmara.

“A importância” da intervenção no contexto educativo municipal, levou a autarquia a avançar com a empreitada, pese embora não tenha competências nos níveis de ensino acima do 1.º Ciclo, não ser proprietária do edificado e “não ter até agora retorno formal e concreto por parte do Governo quanto ao financiamento”.

Projeto para novo Centro Escolar de Avanca, Estarreja.

A criação do Centro Escolar de Avanca resulta, assim, da “restruturação e ampliação de edifícios” em dois momentos: primeiro, a criação da EBI – Escola Básica Integrada, através da agregação da EB2,3 com a EB1, a acontecer no atual recinto da EB2,3 e, numa fase seguinte, a restruturação urbana do atual recinto da EB1 e Pré-escolar (Escola do Mato), mantendo aqui o ensino pré-escolar e melhorando as condições de acessibilidade ao local.

O processo seguiu para ‘visto’ do Tribunal de Contas.

Discurso direto

“O município concretiza assim um sonho tão ansiado pela comunidade educativa de Avanca, que há muitos anos tem reivindicado, conjuntamente com a Direção da Escola e do Agrupamento, a reabilitação da Escola junto do Governo e nunca foi atendido” – João Alegria, vereador da Educação.

Artigo relacionado

Centro Escolar de Avanca lançado a novo concurso por 5,1 milhões de euros

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780