Estarreja: Autarquia renova subsídios aos grupos de carnaval em ano de folia com grandes restrições

1513
Carnaval de Estarreja.
Dreamweb 728×90 – Video I

Os festejos do tradicional carnaval de Estarreja, um dos principais eventos culturais, recreativos e turísticos do concelho, vão ter um modelo forçosamente adaptado às restrições da situação pandémica.

Apesar de todas as condicionantes, que vão impedir a saída do corso, o principal evento da programação, o município decidiu, recentemente, renovar os apoios aos grupos de carnaval, garantindo a sua atividade.

“Atendendo à evolução da situação epidemiológica do país, decorrente da pandemia, o Carnaval de 2021 será bem diferente daquele que todos conhecemos e que ansiamos voltar a ver, visitar e viver”, assumiu a vereador Isabel Simões na proposta em que são fixados os subsídios.

O carnaval é assumido “uma manifestação cultural inerente à nossa identidade e história local” que, no entendimento da edilidade, não pode deixar de ser assinalada “pela importância para representa para toda a comunidade estarrejense”.

A Câmara lembra que tem vindo a trabalhar “de forma intensa e articulada” com a Associação de Carnaval de Estarreja, grupos e escolas de samba para o “reposicionamento” dos festejos, o que já levou a criar o ‘sítio do carnaval’ no parque municipal, que funciona como núcleo central das atividades.

Embora sem os tradicionais desfiles, serão dinamizados em 2021 “algumas atividades e ações que permitirão” assinalar o carnaval “com o simbolismo que tem para toda a comunidade”, mantendo “viva” a atviidade dos grupos, de forma garantir a sua “sustentabilidade enquanto associações”.

Nesse sentido, a proposta aprovada pelo executivo prevê a atribuir subsídios às escolas de samba e grupos de folia na ordem dos 57.200 euros (20.000 dos quais relativos a 2021), correspondente a 55% do ano anterior.

Artigo relacionado

Autarquias com carnaval do Centro do País querem organizar atividades sem corsos

Publicidade, Serviços & Donativos