Estaleiro-museu recebe miniaturas em madeira de José Rendeiro

1270
Artesão José Rendeiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

O Estaleiro-Museu do Monte Branco, na Torreira, recebe, de 15 de outubro a 31 de dezembro, uma exposição de miniaturas em madeira do artesão murtoseiro José Rendeiro. A inauguração da mostra acontece no domingo, dia 15 de outubro, pelas 17:00. A entrada é livre.

José Francisco Fernandes Rendeiro, nasceu a 16 de abril de 1931, em Pardelhas, Freguesia e Concelho da Murtosa, onde reside atualmente. Profissionalmente, começou por exercer a arte de marceneiro e polidor, desde os seus 12 anos, até à altura em que emigrou para os Estados Unidos da América, em 16 de janeiro de 1966.

Homem curioso e interessado em aprender, começou a trabalhar como soldador, numa empresa de contentores, onde era o único português. Mais tarde, mudou para uma empresa de camiões, onde trabalhou cerca de 10 anos. Finalmente, veio trabalhar para o porto de Newark, numa companhia de automóveis, onde permaneceu até 1997, altura em que regressou à sua terra natal, a Murtosa.

O gosto pelas miniaturas nasceu por volta dos seus 17 anos, ainda em terras Murtoseiras.
As suas miniaturas que foi construindo, com grande minúcia, ao longo dos anos, retratam pessoas, lugares e atividades de um passado que conheceu e que quer perpetuar em forma de arte

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.