Estado da petição do Hospital Visconde de Salreu, em Estarreja

6169
Hospital de Estarreja.

Face aos últimos desenvolvimentos sobre a possibilidade da reabertura das urgências no Hospital de Estarreja e aumento das suas valências, é importante informar a população e todos os intervenientes.

Por Jorge Dinis Pinto *

• Foi entregue a 27-2-2020 na Assembleia da Republica uma petição com 4002 assinaturas cujo texto segue abaixo;

• Esta petição embora tenha sido iniciada por militantes do PCP foi feita de uma forma apartidária e entregue em nome de todos os cidadãos que a assinaram e também dos muitos que queriam assinar mas ao atingirmos o numero mínimo (4000) fomos de imediato entregar a mesma;

• A 8-7-2020 fomos recebidos na comissão de saúde pelos seguintes deputados: Susana Correia (PS), Hega Correia (PSD), Moisés Ferreira ( BE) e António Filipe (PCP). Nessa audição todos eles manifestaram a necessidade urgente de “ceder” aos nossos pedidos e se comprometeram que assim que a petição fosse admitida para discussão em plenário fariam uma proposta de lei sobre o tema; (Nota de Admissibilidade em anexo)

• Até ao momento foram entregues os seguintes projetos/propostas (que remeto também em anexo):
– 25 de Novembro de 2020 – Projeto de Resolução Nº769/XIV/2ª pelo BE
– 5 de Janeiro de 2021 – Projeto de Resolução Nº828 / XIV/ 2ª pelo PCP
– 5 de Janeiro de 2021 – Projeto de Resolução Nº836/ XIV/ 2ª pelo PEV
– 6 de Janeiro de 2021 – Projeto de Resolução Nº842/ XIV /2ª pelo PSD

• Os 4 projetos de resolução apresentados vão ao encontro do que solicitamos e por isso é indiferente para nós o que será aprovado ou rejeitado, sendo que o único interesse é que um seja.

Todos os partidos referem que o projeto de resolução deriva da petição que deu entrada na AR e é isso que nos deixa com a certeza que o nosso trabalho coletivo foi bem feito em prol de um objetivo comum.

Aguardamos agora a marcação da discussão do assunto em plenário onde estaremos também presentes. Estamos confiantes que vamos conseguir e queremos deixar claro que o mais importante é a saúde de cada um de nós, da nossa região e que a parte política é neste caso o menos importante.

A saúde é um direito que temos e é por isso que lutamos.

Petição

Reabertura do Hospital Visconde de Salreu

Ao Sr. Presidente da Assembleia da República
Ao Sr. Primeiro-Ministro
A Sra. Ministra da Saúde

Nos últimos anos vimos assistindo a uma progressiva degradação do Hospital Visconde de Salreu, que cria na população grande desconforto e receio que, como aconteceu noutros casos, se esteja a preparar o seu encerramento.

O passar do tempo tem demonstrado que o que e preciso e valorizar este Hospital, dando a população que reside, trabalha e visita o concelho de Estarreja, acesso a cuidados de saúde públicos de qualidade, não remetendo os utentes para o sobrelotado Hospital de Aveiro ou para unidades privadas.

Assim, os abaixo-assinados, exigem que:
– seja valorizado o Hospital Visconde de Salreu, com recuperação do Serviço de Urgência e todas as intervenções necessárias para que seja uma unidade de excelência
– seja dado cumprimento a decisão da Assembleia da Republica de construir um novo hospital em Estarreja

Confirmo que temos mais do que 4000 assinaturas!

* Peticionário nº1 (Estarreja, 11 de Janeiro de 2021).

Publicidade, Serviços & Donativos