Estação de Águeda transformada em central intermodal

1192
Estação ferroviária, Águeda.

As obras de requalificação em curso no largo da Estação de Águeda vão criar uma “central intermodal e melhorar toda a área envolvente, num investimento de mais de 555 mil euros”, informa a Câmara local.

A empreitada abrange, ainda, um troço da Avenida Dr. Joaquim de Mello, a Rua 12 e a Rua 8 de Setembro, num total de cerca de 6.424 metros quadrados, “pretendendo resolver alguns constrangimentos que se verificam naquela zona central da cidade.”

O espaço será transformado numa gare rodo-ferroviária, “um sonho há muito ansiado e que vamos concretizar, prestando este serviço às nossas populações e a quem nos visita”, disse Jorge Almeida, presidente da Câmara, citado em nota de imprensa, salientando que “este novo serviço está alinhado com a estratégia municipal para a implementação de soluções de mobilidade suave.”

Segundo o município, “este projeto ganha um maior impacto com a entrada em funcionamento do novo concessionário de transportes públicos municipais e intermunicipais, o BUSWAY Região de Aveiro”, permitindo instalar “um nova solução de mobilidade que resulta de um diálogo entre o Município, a CIRA e a CP – Comboio de Portugal”.

A preservação do património é outra das preocupações, cuidando do edifício da estação bem como dos painéis de azulejos alusivos às freguesias do concelho, que foram recuperados.

A obra inclui ainda a colocação de mobiliário urbano, como bancos e papeleiras, para além de dissuasores de trânsito fixo, um abrigo de passageiros de autocarros e suporte para estacionamento de bicicletas (12 lugares).

No âmbito desta requalificação, serão ainda criados, também, diversos espaços verdes, que, além do propósito maior de permeabilização do solo e de contributo para uma maior sustentabilidade ambiental e qualidade de vida da população, têm como objetivo disciplinar a circulação pedonal, dirigindo os peões para o atravessamento das vias apenas nos locais próprios e impedir o estacionamento indevido de veículos.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.