Espaço Mudança de Oliveira do Bairro: Acompanhamento de situações de risco

417
'Espaço Mudança', Oliveira do Bairro.
Comercio 780

Sandra Faria Araújo, Coordenadora da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza (ENCP), visitou o Espaço Mudança de Oliveira do Bairro, no âmbito de uma iniciativa que procura identificar boas práticas nessa área.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Lília Ana Águas, Vereadora da Educação, recebeu a responsável, juntamente com outras pessoas ligadas a esta resposta municipal.

O Espaço Mudança tem como objetivo aumentar os níveis de bem-estar e qualidade de vida de crianças, adolescentes e suas famílias, em situação de risco, sinalizadas por serviços concelhios.

Este serviço faculta o acesso gratuito a respostas de caráter psicoterapêutico (terapia individual, terapia familiar, terapia de casal, intervenção em rede primária e/ou secundária) e psicoeducativo (educação parental e mediação familiar), garantindo ainda o transporte gratuito para as consultas das crianças, jovens e famílias que não dispõem de meios para o fazer.

Criado em 2008, através de um protocolo que o Município, que financia integralmente este serviço, estabeleceu com a Santa Casa da Misericórdia do Concelho de Oliveira do Bairro, o Espaço Mudança acompanha anualmente, em média, cerca de 150 processos nas diferentes respostas e realiza à volta de 1.800 consultas.

As entidades sinalizadoras são os serviços comunitários, designadamente os serviços de Ação Social e Educação do Município, o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro e o Centro de Saúde de Oliveira do Bairro.

De referir ainda que são aceites autopropostas das famílias. Têm prioridade, no entanto, as situações sinalizadas pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e a Equipa Multidisciplinar de Apoio aos Tribunais da Segurança Social.

Câmara de Oliveira do Bairro

Este serviço tem permitido, ao longo destes anos, mitigar e/ou resolver múltiplas situações de risco.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.