Escuteiros plantam um milhar de pinheiros no local que recebeu acampamento regional em 2019

2002
Escuteiros, Região de Aveiro.
Comercio 780

Escuteiros do Corpo Nacional de Escutas (CNE) da região de Aveiro regressam no próximo sábado ao local do último acampamento regional, em Anadia, para plantar mil exemplares de pinheiro-bravo.

Aquando da realização do ACAREG 2019, que juntou 2500 escuteiros em Porto de Vide, freguesia de Avelãs-de-Cima, houve a necessidade de abater algumas árvores para a instalação de infraestruturas e logística de apoio.

Agora, os escuteiros preparam-se para substituir não só os exemplares abatidos como plantar muitos mais.

Segundo a Junta Regional de Aveiro, este ‘scoutpine’ deverá contar com a participação de mais de duas centenas de elementos vindos de agrupamentos da região.

“A preocupação dos escuteiros pela sustentabilidade ambiental é tão antiga como o próprio Escutismo. Aquela velha máxima que incentiva cada escuteiro a tentar deixar o mundo um pouco melhor” do que o encontrou, escrita por Baden-Powell, fundador do movimento, no início dos anos de 1940, adquire, nos dias de hoje e com os problemas recentes, uma pertinência redobrada. Mas os escuteiros permanecem Alerta”, refere o comunicado.

O ACAREG 2019 foi o primeiro acampamento de escuteiros em Portugal a receber o selo “Ecoevento” da ERSUC, galardão que identifica eventos que se destacam pelo compromisso para com a redução dos resíduos produzidos, a separação de embalagens e a recolha seletiva e respetivo encaminhamento para reciclagem dos resíduos recolhidos.

Discurso direto

“Uma pequena atividade que vale, sobretudo, pelo seu significado enorme. Uma das nossas missões como escuteiros e cidadãos do mundo é a promoção e defesa da floresta, local privilegiado de muitas das nossas atividades e ações ambientais como o ‘scoutpine’ ajudam a sensibilizar os escuteiros para a importância que a floresta e a sua biodiversidade possuem” – Álvaro Castanheira, dirigente no agrupamento de escuteiros 221 de Anadia e secretário pedagógico da Junta Regional de Aveiro.

Publicidade, Serviços & Donativos