Escola primária requalificada para acolher Universidade Sénior de Oliveira do Bairro

1335
Inauguração das obras de restauro da Escola Primária do Cercal, Oliveira do Bairro.
Comercio 780

A antiga escola primária do Cercal, em Oliveira do Bairro, foi requalificada no âmbito da edição de 2018 do Orçamento Participativo do Município.

Aquando da inauguração, Duarte Novo, presidente da autarquia bairradina, destacou “a melhoria significativa das condições para alunos, docentes e pessoal não docente da Universidade Sénior de Oliveira do Bairro”, que ali tem a sua sede.

A intervenção, no valor de cerca de 31.000 euros, envolveu trabalhos de isolamento e pintura de toda a fachada do edifício e pela lavagem do telhado e substituição de telhas danificadas, substituição da antiga caixilharia em madeira por uma nova, em alumínio.

O Orçamento Participativo de 2018 atingiu 177.000 euros.

Os dois primeiros projetos mais votados (ActiveMOB – Atividade Física ao Ar Livre e Reabilitação urbana do largo da Travessa da Misericórdia” – zona envolvente do Mercado Municipal) ascenderam ao montante de 146.235 euros, não permitindo que o projeto seguinte, a requalificação Escola Primária do Cercal, fosse diretamente contemplado, tendo em conta que o valor previsível para a sua execução seria de 85.484,50€.

Como estavam ainda disponíveis 30.765 euros, a autarquia decidiu avançar para a execução parcial do projeto, nomeadamente ao nível da melhoria do desempenho/comportamento térmico e energético do edifício. Foi o segundo projeto do Orçamento Participativo de 2018 a ser executado.

Publicidade, Serviços & Donativos