Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal visita Aldeia do Boco

870
Visita de comitiva do Turismo Centro de Portugal à Aldeia das Azenhas do Boco, Vagos.

O Município de Vagos recebeu a visita da equipa da Turismo Centro de Portugal (TCP), que veio conhecer a aldeia do Boco – uma das Aldeias de Portugal – e participar na experiência dedicada às “Tradições nas Azenhas da Aldeia do Boco”.

A comitiva percorreu a pé parte do Trilho das Levadas das Azenhas do Boco que passa por azenhas e moinhos, alguns ainda em funcionamento, que aproveitam a água das levadas para a moagem da farinha.

No final, na Azenha da Ti Luísa, a equipa participou no processo de confeção da Broa Mimosa, típica da Aldeia do Boco, desde a moagem do milho à confeção da massa e à sua colocação no forno. De seguida, foi servido um almoço típico, preparado pela Confraria Sabores da Abóbora, onde o Carneiro de Santo Inácio – outro prato típico desta aldeia – foi Rei.

Esta foi uma excelente oportunidade de dar a conhecer os recursos, património, tradições e a comunidade da Aldeia do Boco e as experiências turísticas possíveis de aqui realizar.

A comitiva percorreu a pé parte do Trilho das Levadas das Azenhas do Boco que passa por azenhas e moinhos, alguns ainda em funcionamento, que aproveitam a água das levadas para a moagem da farinha.

Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, considera “essencial visitar regularmente todos os territórios da região, para conhecer em primeira mão o seu potencial turístico, que não cessa de surpreender. Este tipo de visitas permite-nos obter uma compreensão mais profunda e abrangente dos diferentes ativos turísticos da região, incluindo aqueles que são menos conhecidos do público em geral”.

“Foi o caso da Aldeia do Boco, que reúne uma série de características que a tornam um destino privilegiado: a beleza natural dos seus percursos, onde o som da água e dos pássaros são uma constante; as experiências gastronómicas que aqui se podem usufruir; e a hospitalidade e simpatia dos seus habitantes. São características que podem ser colocadas ao serviço da população, através da atividade turística, ajudando a garantir que o turismo no Centro de Portugal seja equilibrado, sustentável e inclusivo, e que todos os locais podem beneficiar das oportunidades que o turismo pode trazer”, acrescenta.

Para Silvério Regalado, Presidente da Câmara Municipal, “é sempre uma honra receber no nosso território a Turismo Centro de Portugal, em particular numa aldeia com tanto potencial como a Aldeia do Boco. A equipa teve oportunidade de comprovar a singularidade da oferta natural desta aldeia e das tradições das suas gentes. Temos o objetivo de, em conjunto, trabalharmos no sentido de tornar a Aldeia do Boco um destino turístico qualificado e diferenciado, assumindo-se como mais um polo de atração turística do concelho de Vagos e da região Centro de Portugal”.

Câmara de Vagos

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780