Enófilos da Bairrada comemoram 40 anos com apresentação de vinho próprio

1064
Imagem do Facebook A Lei do Vinho https://www.facebook.com/groups/aleidovinho/

O Palace Hotel do Buçaco, na Mealhada, acolheu, este sábado, o XLI Capítulo da Confraria dos Enófilos da Bairrada, que coincidiu com a comemoração dos 40 anos da fundação de uma das organizações mais emblemáticas da região demarcada, que é também a confraria vínica mais antiga de Portugal em atividade.

A efeméride ficou marcada pela entronização de um novo Confrade, a homenagem a António Dias Cardoso, fundador, e a apresentação de um vinho produzido sob orientação da confraria.

Um dos novos confrades é o enólogo francês Pascal Chatonnet, que fez carreira em vários países. “Com um passado e presente intimamente ligado à Bairrada, onde trabalhou juntamente com Michel Rolland nas Caves Aliança, é, actualmente, o enólogo das Colinas de São Lourenço, empresa do universo IdealDrinks”, refere a Confraria dos Enófilos da Bairrada.

O momento de fundação da Confraria motivou uma homenagem ao Confrade Fundador, Eng. António Dias Cardoso, “distinto técnico, enólogo e um dos mais reputados escritores e guardião da memória colectiva da região da Bairrada.”

A Confraria dos Enófilos da Bairrada aproveitou a data comemorativa ainda para apresentar o seu primeiro vinho criado inteiramente, com acompanhamento integral de todo o processo, desde a escolha da uva à vinificação, estágio em barrica e engarrafamento.

A selecção das uvas recaiu nas castas nacionais mais representativas na Bairrada – Maria Gomes, Bical, Cercial, Arinto e Rabo-de-Ovelha – oferecidas por vários produtores.

Segundo explica Miguel Ferreira (Lei do Vinho), “a filosofia por trás do vinho pretendia replicar, de algum modo, as técnicas de vinificação mais antigas”. A produção alcançada “expressa uma acidez marcante e estrutura de boca assinalável, conferindo-lhe um prognóstico de evolução em garrafa à imagem dos grandes brancos de outrora”. Será comercializado nos espaços da Rota da Bairrada a um preço que rondará os 28,00 €.

Publicidade, Serviços & Donativos