Empresas e Universidade de Aveiro definem regras para construção saudável

1392
Imagem de arquivo.

A Universidade de Aveiro (UA) está a dar apoio técnico ao projeto ‘Construção para a Saúde’ lançado pela InovaDomus – Associação para o Desenvolvimento da Casa do Futuro, que tem sede na cidade aveirense e representatividade nacional, agregando empresas e outros parceiros.

“Com a indústria da saúde a constituir-se um dos motores da economia e a hospitalização domiciliária a tornar-se uma realidade”, este projeto, a apresentar dia 28 de novembro durante um encontro na Sede da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitetos, “irá procurar e partilhar informação e conhecimento para uma construção mais saudável, que promova o bem-estar dos cidadãos dentro dos edifícios”, refere a InovaDomus.

Uma oportunidade para “conhecer as normas existentes internacionais que parametrizam a construção saudável, com o contributo de um conjunto de especialistas alargado – engenheiros civis, engenheiros informáticos, médicos, psicólogos, entre outros -, e a validação da Organização Mundial da Saúde, de modo a proceder à adaptação dessa parametrização à escala nacional e, eventualmente, europeia”.

Pela UA, além de Ana Velosa, Pró-Reitora, que irá apresentar o projeto e a participação da instituição, está programada uma intervenção de Hugo de Almeida, diretor do Consumer NeuroScience LAB da Universidade de Aveiro, a partir do mote: “A ciência pode construir a interação perfeita entre os edifícios e a saúde humana – uma abordagem centrada no ser humano”.

João Correia Neves, Secretário de Estado da Economia, encerrará os trabalhos que contarão ainda com intervenções de representantes de empresas envolvidas no projeto.

O objetivo passa por dotar as empresas do sector da construção e do imobiliário “de informação de como construir ou de como desenvolver soluções com um impacto positivo na saúde dos cidadãos, acrescentando valor ao setor e preparando os ‘players’ para as exigências e oportunidades da indústria da saúde.”

Discurso direto

“Os desafios da construção para a saúde são complexos: por um lado a construção está associada a estratégias de custo, ao invés da diferenciação; por outro, as pessoas passam cerca de 90% do seu tempo no interior de edifícios, quer seja em suas casas quer seja no local de trabalho; e por outro lado, ainda, estão a viver cada vez mais tempo, conduzindo a que cada vez mais idosos vivam sozinhos e em lares” – António Oliveira, Presidente da InovaDomus.

Cooperação universidade-indústria

A InovaDomus é uma rede que promove a cooperação universidade-indústria e incentiva as empresas a desenvolverem inovações para o setor do habitat ao nível conceptual, científico e tecnológico. Criada em 2002, a InovaDomus é uma Associação sem fins lucrativos constituída por 10 associados: Universidade de Aveiro, Efapel, Extrusal, Iberfibran, OLI, Rederia, Revigrés, Saint-Gobain Weber, TEKA e Umbelino Monteiro.

Comercio 780