Empresários pedem rotunda no cruzamento dos Armazéns Reis

5684
EN 235, Mamodeiro (Aveiro).
Smartfire 728×90 – 1

A Infraestruturas de Portugal (IP) esclareceu que não está previsto mexer no cruzamento semaforizado junto aos Armazéns Reis, no concelho de Aveiro.

Isso mesmo faz parte de um ofício em resposta a um apelo da Associação Empresarial de Águeda (AEA), a solicitar “a substituição urgente” da sinalética luminosa por uma rotunda.

Os empresários alertaram para “enormes congestionamentos provocados pelos semáforos existentes no cruzamento”, com a agravante de “inúmeras vezes” estarem avariados, “causando grandes dificuldades aos automobilistas, principalmente os que pretendem entrar ou atravessara EN235.”

Instalam-se não raro filas de trânsito longas que obrigam a perder muito tempo para fazer efetuar um trajeto de poucos quilómetros, principalmente nas horas de ponta, com “custos acrescidos”.

A existência de semáforos, segundo a AEA, “atrasa a circulação dos utentes e circulação de mercadorias”, acreditando que “a rotunda resolveria os estrangulamentos de tráfego existentes.”

No esclarecimento enviado aos empresários, a IP adianta que no âmbito da empreitada ‘EN235 – requalificação entre o km 8+450 e km 9+900’ está prevista a construção de uma interseção giratória no chamado cruzamento da Bica.

“Está prevista apenas a sua reformulação, adaptando os movimentos apenas a entradas e saídas na mão, sendo os movimentos apoiados na rotunda prevista para o km 8+550, rotunda de Nossa Senhora de Fátima e na rotunda prevista para o km 9+800, rotunda de acessoà A1”.

Em maio do ano passado, a IP lançou a concurso aberto a requalificação do troço rodoviário da EN235 no acesso à A1 na zona de Mamodeiro por 2,2 milhões de euros.

São quase três quilómetros de via em requalificação com a construção de uma rotunda no nó de acesso à auto-estrada.

A melhoria das condições de segurança é o foco da empreitada numa via que recebeu algumas obras de beneficiação pontual e que apresenta áreas de degradação ao nível do piso. Uma intervenção num troço de grande tráfego do eixo Aveiro – Oliveira do Bairro.