Empresa de software aveirense lidera projeto europeu para garantir proteção de dados sensíveis

1674
Projeto FogProtect.
Smartfire 728×90 – 1

A empresa aveirense de desenvolvimento de software Ubiwhere lidera o consórcio envolvido num projeto europeu ligado à “proteção de dados sensíveis nas telecomunicações do futuro” que está a ser lançado esta semana a partir da cidade.

“Serão desenhadas, desenvolvidas e demonstradas em cenários reais avançadas tecnologias alinhadas com as principais inovações desta área para que possam endereçar os desafios da proteção de dados em indústrias, media e cidades inteligentes”, refere uma nota de imprensa.

A empresa explica que o projeto FogProtect é co-financiado pela Comissão Europeia para assegurar a transferência de dados sensíveis de forma segura de ponta-a-ponta (por exemplo, desde sensores IoT, através do ponto de processamento, até dispositivos móveis).

Com uma duração de 36 meses, o consórcio envolve empresas e centros de investigação académicos de relevo do sector das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), como a IBM Israel, Nokia, Thales France, Athens Technology Center, Universidade de Southampton, Universidade Técnica de Viena, Universidade de Duisburg-Essen e Vlaamse Radio.

De acordo com a Ubiwhere, as soluções beneficiarão da tecnologia “fog computing”, que “é capaz de associar uma determinada capacidade de memória, armazenamento e computação a um ponto central de processamento de dados, chamado de fog node”, permitindo que o processamento dos dados, recebidos através de um sensor, por exemplo, “ocorra de forma descentralizada e mais próximo da sua fonte, tornando não só o processo mais rápido, seguro e sustentável”, o que possibilitará utilizar “recursos de análise e decisões inteligentes com base na vulnerabilidade dos dados ou na capacidade da rede”.

“Mais do que facilitar a emergente necessidade de digitalização das indústrias e setores públicos, o FogProtect estabelece as bases necessárias para assegurar a proteção de dados num ecossistema de Telecomunicações do Futuro seguro, resiliente e alinhado com as necessidades dos cidadãos”, adianta a empresa líder do projeto.

Fundada em 2007, a Ubiwhere está focada na Investigação & Desenvolvimento nas áreas de Smart Cities, Telecomunicações e Internet do Futuro, e Novas Tecnologias.

Publicidade, Serviços & Donativos