Educação: prioridade reforçada

1567
Escola do 1º Ciclo de São Bernardo Nº 2.

Vamos conseguir melhorar a qualidade do trabalho de gestão das Nossas Escolas, aprofundando a autonomia e a capacidade de gestão dos Agrupamentos, com um trabalho mais intenso de cooperação

Por José Ribau Esteves *

O mês de Setembro marca a transição do período das férias com o regresso ao trabalho, com a marca sempre forte do início do novo ano letivo, sendo que toda a comunidade tem de manter toda a atenção para o Combate à Pandemia do Coronavírus / Covid-19.

A Câmara Municipal de Aveiro iniciou o exercício, substancial e formal, das novas competências na área da Educação no dia 1 de setembro de 2020, constituindo uma importante aposta no fortalecimento da capacidade de gestão da Comunidade Educativa do Município de Aveiro.

Vamos conseguir melhorar a qualidade do trabalho de gestão das Nossas Escolas, aprofundando a autonomia e a capacidade de gestão dos Agrupamentos, com um trabalho mais intenso de cooperação com a Câmara Municipal de Aveiro, e tendo em Aveiro a capacidade de tomar decisões atempadas, mobilizar recursos humanos, técnicos e financeiros, nomeadamente em áreas tão importantes como a gestão do Pessoal Não Docente, as Refeições e os Transportes Escolares, as Pequenas Obras de Manutenção dos Edifícios, agora do Pré-Escolar ao Ensino Secundário.

A Todos os que vão iniciar o novo Ano Letivo 2020/2021, desejamos sucesso e felicidade, na certeza que estaremos juntos a trabalhar para que tudo corra bem e para que sejam alcançados os bons objetivos definidos por cada um e por Todos.

Continuamos a trabalhar com muita intensidade na qualificação do parque escolar, com 13 operações de maior dimensão em desenvolvimento em diferentes fases, nas Escolas de 1º Ciclo e Jardins de Infância, num investimento total superior a 20 milhões de euros e assumido apenas pelo orçamento da receita normal da Câmara Municipal de Aveiro.

Com obras a terminar para plena utilização no início deste ano letivo, temos a nova Escola de São Bernardo e a ampliação e qualificação da Escola de Verdemilho.

Com obras a começar ainda em 2020, temos a ampliação e qualificação das Escolas e Jardins de Infância da Quintã do Loureiro, Póvoa do Paço e Azurva.

Com projetos em execução e lançamento de concursos em 2020 para as obras que começarão em meados do próximo ano 2021, temos a qualificação e ampliação das Escolas e Jardins de Infância do Solposto, dos Areais, do Bonsucesso, Santiago e das Barrocas, assim como a nova Escola de Eixo e as novas Escolas e Jardins de Infância de Nossa Senhora de Fátima e de Esgueira.

Acompanhe e conheça melhor tudo o que se passa na vida do seu Município e da sua Câmara Municipal, pelo site www.cm-aveiro.pt, a “APP Aveiro” e a “APP Aveiro Tourism”.

Bom Mês, Boas Férias, Bom Trabalho, Tudo de Bom.

E Cuide Bem de si e dos outros, cumprindo as boas normas de higiene, distanciamento social e proteção individual de forma a conseguirmos terminar com o contágio do Coronavírus / Covid-19.

Um Abraço,

Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro.

* Presidente da Câmara de Aveiro. Mensagem alusiva ao mês de setembro publicada originalmente no site do município.

Publicidade, Serviços & Donativos