Ecopista do Vouga evidencia boa-vizinhança entre Águeda, Albergaria-a-Velha e Sever

1880
Ecopista do Vouga.

A construção da Ecopista do Vouga evidencia um ato de boa-vizinhança entre Águeda, Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga, uma vez que esta obra liga os lugares de Foz (no limite do concelho de Albergaria-a-Velha com o de Sever do Vouga) e Sernada do Vouga (no Concelho de Águeda).

Esta intervenção assegura a ligação do Complexo Ferroviário de Sernada da Ecopista do Vouga. O troço aproveita o espaço canal existente da antiga linha férrea de ligação entre Sernada do Vouga e Viseu (canal da Linha do Vouga); tem início em Sever de Vouga onde já se encontra construída a pista ciclável e termina em Sernada do Vouga.

Permitirá, assim, ligar os concelhos de Águeda e de Albergaria-a-Velha ao troço da Ecopista do Vouga já executado no concelho de Sever do Vouga, dando aos ciclistas que fazem este percurso boas condições cicláveis.

Ocupa o espaço canal da linha do Vouga até ao Carvoeiro, como ecopista partilhada com a linha; a partir do nó do Carvoeiro é apenas ecopista.

A empreitada tem a extensão de 4.628 metros (dos quais 900 metros se situam em Albergaria-a-Velha), ficando completa a ecopista no território dos três municípios da CIRA, podendo, depois ligar às pistas de Oliveira de Frades, Vouzela, S. Pedro do Sul, Viseu, Tondela e Santa Comba Dão, através de um traçado ciclável e pedestre, criando uma rede de ecopistas de âmbito regional.

Obra assumida pela Câmara Municipal de Águeda, teve um investimento de 229 133,50 euros (já com IVA), tendo sido cofinanciada pelo Turismo de Portugal, I.P., através da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, Programa Valorizar, no valor de 105 957,83€ (corresponde a 70% do custo elegível aprovado na candidatura).

O remanescente dos valores não comparticipados são assegurados pelos Municípios de Águeda e de Albergaria-a-Velha, na proporção dos territórios onde a ecopista está construída.

Esta candidatura está integrada no “Projeto de infraestruturação, monitorização e gestão integrada dos traçados estruturantes da Grande Rota da Ria de Aveiro – Ecopista do Vouga”, para o qual foi celebrado um Protocolo de Cooperação envolvendo a Turismo Centro de Portugal, a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e os Municípios de Águeda, Aveiro, Murtosa e Ovar.

Câmara de Águeda

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.