‘Ecopista do Vouga’ avança com ligação entre Albergaria-a-Velha a Águeda

3206
Futura 'Ecopista do Vouga' (Águeda).

A Câmara de Águeda lançou o concurso público para a construção da chamada ‘Ecopista do Vouga’.

A via ciclável ligará os lugares de Foz, no limite do concelho de Albergaria-a-Velha com o de Sever do Vouga, e Sernada do Vouga, no concelho de Águeda

O preço base da empreitada é de 158.866 euros.

Segundo a edilidade, o troço que agora vai ser construído aproveita “algum do traçado existente da antiga linha férrea de ligação entre Sernada do Vouga e Viseu que se encontra em terra batida e brita.”

A ecopista tem início em Sever de Vouga onde já se encontra construída a pista ciclável e termina em Sernada do Vouga.

A empreitada, que tem um prazo de execução de 120 dias e será cofinanciada pelo
Turismo de Portugal, I.P., através da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, em 70% sobre o custo elegível aprovado na candidatura, que é de 151.368 euros.

Em fevereiro, as autarquias de Águeda e Albergaria-A-Velha celebraram um protocolo de cooperação para a construção deste troço da Ecopista do Vouga, uma ligação ciclável e pedestre “complementar” entre os dois concelhos e o de Sever do Vouga.

Ao município de Albergaria-a-Velha caberá assumir as despesas inerentes à execução dos trabalhos não cofinanciados na extensão de 900 metros lineares da ecopista situados na área daquele concelho.

Extensão de 4.628 metros, dos quais 900 metros em Albergaria-a-Velha

» A empreitada tem a extensão de 4.628 metros, dos quais 900 metros em
Albergaria-a-Velha. Quando concluída, ligará Sernada do Vouga a Santa Comba Dão,
ligando os Municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Oliveira de Frades, Vouzela, S. Pedro do Sul, Viseu, Tondela e Santa Comba Dão, através de um traçado ciclável e pedestre, criando uma rede de ecopistas de âmbito regional. Permitirá, ainda, ligar os concelhos de Albergaria-a-Velha de Águeda ao troço da Ecopista do Vouga já executado no concelho de Sever do Vouga;

» A candidatura está integrada no “Projeto de infraestruturação, monitorização e gestão integrada dos traçados estruturantes da Grande Rota da Ria de Aveiro – Ecopista do Vouga”, para o qual foi celebrado um Protocolo de Cooperação envolvendo a Turismo Centro de Portugal, a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e os Municípios de Águeda, Aveiro, Murtosa e Ovar.

Discurso direto

“Esta empreitada tem uma grande relevância em termos turísticos, ambientais, históricos e económicos e valoriza Águeda e a região. O projeto assegura a ligação do Complexo Ferroviário de Sernada da Ecopista do Vouga até à Ecopista do Dão” – Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda.

Publicidade, Serviços & Donativos