Duas rodas: Fabricantes de Águeda impulsionaram novas empresas com produtos inovadores

3374
'Projeto Carbon Team'.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Triangle’s, localizada em Águeda, foi a primeira fábrica do mundo a produzir quadros de bicicleta em alumínio de forma robotizada.

Sete anos depois da entrada em laboração, a empresa criada por fabricantes locais (Rodi, Miranda e Ciclo Fapril), avançou com o aumento da capacidade produtiva instalada e a criação de um novo produto: quadros em alumínio hidroformados para as bicicletas elétricas.

Um investimento realizado no âmbito do ‘Projeto Carbon Team’, que foi cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 7,3 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 2,7 milhões de euros.

Melhorias na fábrica do Parque Empresarial do Casarão para atingir uma taxa de exportação de 65% da sua produção, direcionada para o mercado europeu, o que permitirá, ainda, a substituição das importações de quadros para bicicletas elétricas e comuns do mercado asiático.

A empresa prevê a criação de 106 postos de trabalho e “uma taxa de emprego altamente qualificado”.

As empresas envolvidas no ‘Projeto Carbon Team’ replicaram o exemplo da Triangle’s com uma nova empresa, com mais dois fabricantes estrangeiros (Alemanha e Taiwan) do sector das duas rodas.

A fábrica instalada em Vouzela produz componentes em fibra de carbono, nomeadamente quadros, guiadores, seat posts e outros para o mercado da bicicleta, sobretudo para media e alta gama de bicicletas produzidas na Europa.

Um investimento de 8,4 milhões de euros que entrou em atividade no ano de 2020 com 120 colaboradores.

Continuar a ler artigo da newsletter do programa COMPETE 2020.

Artigo relacionado

Conjuntura favorável para a indústria das duas rodas e mobilidade suave

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.