Conjuntura favorável para a indústria das duas rodas e mobilidade suave

1110
Imagem da ABIMOTA.
Comercio 780

A pandemia, a escassez e a consequente subida dos preços dos combustíveis, explicam a aceleração que sentimos.

Por Gil Nadais *

O setor das duas rodas e mobilidade suave atingiu quase 110 milhões de Euros de vendas para o exterior, nos dois primeiros meses de 2022, o que representa um crescimento da ordem dos 50% face ao período homólogo de 2021.

Dois mil e 21 foi, tudo indica, o melhor ano de sempre para o setor Português das duas rodas e mobilidade suave, com um total de 594 milhões de Euros de vendas, mas os indicadores referentes aos dois primeiros meses deste ano, superam as melhores expectativas.

São números francamente positivos e estamos muito otimistas. Prevíamos que este ano pudéssemos ter um abrandamento (no crescimento), pois em 2021 crescemos qualquer coisa como 39%.

No entanto, os números referentes aos dois primeiros meses deste ano, parecem reforçar que o crescimento é uma realidade e, a manter-se esta tendência, iremos continuar a subir e, sobretudo, voltar a crescer percentualmente, face ao ano anterior.

Os dois primeiros meses do ano passado valeram € 73.782.591,00. Comparando os dados de Janeiro e Fevereiro do corrente ano, verificamos um crescimento de 49%, com um total de € 109.933.337,00.

Este crescimento é compreensível graças aos investimentos que estão a ser realizados pelas empresas e pela ABIMOTA, mas também à conjuntura favorável que as duas rodas e mobilidade suave atravessa.

A pandemia, a escassez e a consequente subida dos preços dos combustíveis, explicam a aceleração que sentimos. Acho que estes foram os catalisadores.

No entanto, os números que estamos a atingir, só acontecem porque em Portugal, desde a década passada, é feito um trabalho e investimentos integrados de todo o setor.

Dessa forma, quando as crises aconteceram, já estávamos preparados para responder positivamente. Daí a importância que a marca Portugal Bike Value desempenha em todo este plano.

O próprio setor está-se a reposicionar, apostando em qualidade e tecnologia de ponta crescendo, desta forma, na cadeia de valor.

* Secretário-Geral da ABIMOTA – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins (Portugal Bike Value).

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780