Donos de bar com pena suspensa se fizerem donativo a instituição que apoia vítimas de exploração sexual

1591
Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
Comercio 780

O Tribunal de Aveiro condenou, esta terça-feira, três indivíduos por crime de lenocínio (favorecimento de prostituição) num bar de alterne localizado na freguesia de Sangalhos, concelho de Anadia, com penas de prisão (dois anos e meio, dois anos e três meses e um ano e nove meses), que ficaram suspensas com a obrigação de pagar, no global, 2500 euros, tendo sido identificada como beneficiária uma instituição que apoia mulheres em situação de carência ou vítimas de exploração sexual.

Os arguidos “criaram e potenciaram o risco elevado e não aceitável de exploração da sexualidade como modo de subsistência” e, assim, “favoreceram, facilitaram e fomentaram o exercício da exploração sexual no interesse do bar, nomeadamente com fins lucrativos”, o que constitui fundamento para punição por lenocínio.

A juíza presidente considerou que “a ameaça de cadeia será suficiente” para não voltarem a cometer o crime, pesando em favor dos mesmos não terem antecedentes e beneficiarem de boa inserção familiar.

O tribunal não deu como provado que a atividade de prostituição tivesse sido uma “imposição” feitas às mulheres que trabalhavam no bar fazendo companhia aos clientes, que aliciavam para consumo.

No entanto, “algumas” promoviam também atos sexuais a troco de dinheiro, anotando num cartão as bebidas (recebiam metade do valor pago) e a utilização dos quartos no piso superior (pelos quais pagavam ao bar dez euros por cada ‘subida’, com limite de 30 euros, recebendo diretamente dos clientes o valor cobrado pela companhia).

As mulheres trabalhavam habitualmente durante cerca de 15 dias, findos os quais eram ‘rendidas’ por outras de estabelecimentos diferentes.

Bar vai ser encerrado durante meio ano

A sociedade proprietária, que estava igualmente acusada, foi condenada ao pagamento de multa de 180 dias a 100 euros cada, totalizando 18 mil euros, com a possibilidade prestar caução, que permanecerá à ordem do processo durante dois anos.

O tribunal aplicou, ainda, as penas acessórias de encerramento do bar, a que está ligado atualmente apenas um dos arguidos, durante seis meses e a consequente publicidade da condenação.

Absolvidos de auxílio a imigração ilegal

O estabelecimento de diversão noturna foi visita assídua dos Serviços de Estrangeiros de Fronteiros (SEF) que identificaram em várias ocasiões, entre 2014 e 2017, cidadãs estrangeiras ilegais, sobretudo brasileiras e angolanas, mas também espanholas e dominicanas.

Os arguidos acabaram, no entanto, absolvidos do crime de auxílio à imigração ilegal que lhes estava igualmente imputado. O tribunal deu como provado que os donos do bar questionavam as mulheres se tinham autorização para permanecer em Portugal , mas não conferiam documentos comprovativos de situação regularizada. Além disso, apenas uma mulher que estava irregular num fiscalização do SEF foi novamente acolhida no bar, mas já se encontrava legal.

Publicidade, Serviços & Donativos