Dois anos da Rede Aveiro Sénior

2238
Imagem RAS.

Os resultados estão à vista, alicerçados num compromisso de respeito, companheirismo e consideração. Tem sido possível realizar extraordinárias atividades e eventos nesta união de esforços.

A Rede Aveiro Sénior (RAS) assinalou dois anos de existência no dia 23 de março deste ano de 2020.

A RAS nasceu da convicção de que “a união faz a força”, de que cada um pode fazer muito, mas, juntos numa missão de bem-comum, pode-se fazer coisas grandiosas e maravilhas, mais e melhores e para todos…. Nunca como no momento presente todos sentimos essa certeza.

Em 23 de março de 2018 reuniu-se um grupo de profissionais técnicas, de Instituições de Aveiro com serviços de apoio a idosos, para firmarem o desejo de se organizarem em um modelo sistematizado de colaboração mútua para promover o envelhecimento ativo com atividades de animação, alegria e convívio, de cultura e lazer, direcionadas para os Utentes Seniores, preconizando um trabalho em rede, simples mas eficaz na convergência de esforços, partilha de recursos e sinergias, em articulação para se conseguir entre todos um melhor trabalho, maiores eventos, mais fácil execução e mais participação de todos e para todos.

À data, fazem parte da rede Aveiro Sénior (RAS) 19 Organizações Sociais (de solidariedade e privadas) do concelho de Aveiro com um denominador comum: o trabalho com a população idosa e que quiseram associar-se e manter-se nesta Rede, a saber:

– Associação de Melhoramentos de Eixo
– Centro de Formação e Cultura da Costa do Valado
– Casa do Professor de Aveiro
– Centro Paroquial de São Bernardo
– Casa do Sol Poente
– Centro Social de Azurva
– Centro Social Paroquial da Vera Cruz (Clube Vritas)
– Centro Social Paroquial de Cacia
– Centro Social Paroquial Nossa Senhora de Fátima
– Centro Social Paroquial Santo André de Esgueira
– Centro Social Paroquial Santa Eulália de Eirol
– Centro Social Paroquial São Pedro de Nariz
– Florinhas do Vouga
– Fundação CESDA
– Fundação da Casa do Pessoal da Segurança Social e Saúde do Distrito de Aveiro
– Lar Amélia Madail
– Patronato Nossa Senhora de Fátima (Vilar)
– Residência Bella Vida, agora GERIAVI
– Santa Casa da Misericórdia de Aveiro

Os Parabéns a estas Organizações por acreditarem e confiarem nesta iniciativa e nos seus Colaboradores. Parabéns a elas por promoverem estas ações para os seus Utentes.

Na certeza do caminho pelo bem-comum e união de esforços, sem hierarquias ou protagonismos individuais, estas 19 organizações criaram subgrupos de trabalho, responsáveis por organizar, rotativamente, uma atividade por mês, precedida de uma reunião geral de partilha ideias e sugestões de recursos da comunidade, além de se fazer a avaliação das atividades. Todos os meses, com exceção de agosto e dezembro, realiza-se uma atividade diferente e, que em jeito de balanço, fazemos o seguinte registo:

Ano 2018:
– abril, “Chá Dançante”, com 186 idosos, no Salão dos Bombeiros Velhos de Aveiro;
– maio, “Visita ao Museu de Aveiro” e “Atelier de Pintura”, com 69 idosos, no Museu de Aveiro;
– junho, “Hora do Conto Dinamizado pela Biblioteca de Aveiro” com 100 idosos, no auditório da Residência Bella Vida;
– setembro, “Mega Picnic” com 250 idosos, no Parque da Balsa, em Eixo;
– outubro, “A Desfolhada”, com 200 idosos, no Salão das Florinhas do Vouga;
-novembro, “Magusto”, com 220 idosos, no Salão Paroquial de Aradas

Ano 2019:
– janeiro – “S. Gonçalinho”, (sem o total de idosos participantes registado), com a colaboração da Mordomia de São Gonçalinho de 2019, nas Festas em Honra do São Gonçalinho em Aveiro
– fevereiro – “Zumba no Coração”, com 175 idosos, Animação Solidária do Prof. Marco Aurélio, no Auditório CSPNS Fátima.
– março – “Carnaval Grisalho”, com 180 idosos, no Centro Cultural de Eixo.
– abril – “Meu Fado”, com 180 idosos, com a Animação Solidária da OMA – Oficina de Musica de Aveiro, colaboração da GNR de Cacia, no Salão Cultural da Junta de Freguesia de Cacia.
– maio – “Palco da Alegria”, com 250 idosos, com a Animação Solidária de Pedro Russo, dos Ganda Malucos, nos Bombeiros Velhos de Aveiro.
– junho – “Arcos de Sto António”, com 240 idosos, com a Animação Solidária do Grupo “Aplausos Sem Reticências, no Auditório do Patronato N. S. Fátima.
– julho – “Desfile Chapéus de Verão”, com 80 idosos, com a Colaboração Solidária da Associação Amigos da Pateira, no Parque do Carregal
– setembro – “Tarde de Cinema”, com 200 idosos, com a Colaboração Solidária do Avenida Café Concerto, a PSP e a CMAv, no Cinema do Avenida Café Concerto, em Aveiro.
– outubro – “Tarde das Bruxas”, com 138 idosos, no Centro Cultural de Eixo.
– novembro – “Teatro Cabelos Brancos”, com 150 idosos, com Animação Solidária do Grupo Pelouro Maior Idade, da CMIlhavo, no Auditório do Parque de Exposições de Aveiro.

Ano 2020:
– janeiro – “Festa em Honra de São Gonçalinho”, com 220 idosos, com a Animação Solidaria de Atuação de Elementos da Mordomia de São Gonçalinho 2020, com a colaboração da PSP e da CMAv.
– fevereiro – “Baile de Carnaval”, com 250 idosos, com todas as 19 organizações presentes, com a Animação Solidária do artista Paulo Silva, no Salão dos Bombeiros Velhos de Aveiro.

Para 20 de março de 2020 estava agendado o evento “Primavera Com Poesia”, de comemoração do Dia Mundial da Poesia, do início da Primavera, do 2º Aniversario da RAS, que contava com a Animação Solidária do Grupo Poético de Aveiro, a ter lugar no Auditório da Junta de Freguesia de Santa Joana. Devido às Medidas de Contingência, pelo bem de todos e de cada um, esta atividade já foi cancelada.

Obrigada a todas as entidades, publicas e privadas, que nos apoiaram ou colaboraram.

Muito Obrigada a todas as pessoas ou grupos que animaram os nossos idosos, de forma gratuita, voluntariosa, amiga e solidária. Obrigada a todos os que nos apoiam, seja com cedência de instalações e equipamentos, com transportes ou com a logística e, os que colaboram com a “sua arte” e nos fazem crescer e continuar. Aos desconhecidos, aos conhecidos, aos amigos e aos amigos dos amigos, um bem-haja.

Mas a RAS também se preocupa com a formação dos seus ativos e organizou-se também um Seminário Nacional, sobe o tema “Metodologia de Trabalho em Rede – Animação Sénior “ que ocorreu o dia 20 de março de 2019, no Design Factory / Parque de Ciência e Inovação da Universidade de Aveiro, em Ílhavo, esgotando as vagas para a participação e que consideramos ter sido muito positivo e um grande sucesso. Obrigada a todos os que apoiaram e colaboraram, tornando possível este evento.

Ainda neste âmbito, RAS promoveu a realização de duas ações de formação para os Colaboradores das suas Organizações, propondo ao IEFP a execução de ações formativas que fossem ao encontro das necessidades manifestadas por estas Organizações com Serviços para Idosos, tendo sido realizada uma UFCD de “Saúde Mental da 3ª Idade, e outra de “Deontologia e Ética Profissional no Apoio à Comunidade”, de 25 horas cada, no período de outubro a dezembro de 2020.

O reconhecimento e valorização pelo trabalho desenvolvido é e deve ser interno, mas também nos chega de fora, de quem nos vê ao longe, e sabe… A RAS recebeu, dia 30 de janeiro de 2020, das mãos de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, o Certificado da sua integração no Ano Nacional da Colaboração, diploma de reconhecimento pelo trabalho que desenvolve e “pelo empenho para a promoção de uma cultura colaborativa na sociedade portuguesa”, com o seu trabalho em rede.

Os resultados estão à vista, alicerçados num compromisso de respeito, companheirismo e consideração. Tem sido possível realizar extraordinárias atividades e eventos nesta união de esforços, em que o resultado alcançado é maior que a soma das partes, em que todos ganham e crescem, e os objetivos, podemos dize-lo hoje, foram atingidos e extrapolados, pois regista-se ganhos institucionais e ganhos para a comunidade, para as famílias e para as pessoas, que não podemos deixar de registar em 3 pontos:

1 – É proporcionado aos Utentes das Organizações momentos únicos de animação e de grande convívio, de estimulação e alegria;

2- É criada a oportunidade de ações de solidariedade, de participação ativa de responsabilidade cívica, de expressão de preocupação e apoio, de manifestação de atenção e carinho pelos nossos idosos – Unidos somos MAIS!

3 – As Organizações pertencentes à RAS, além de terem atividades especiais para os seus Utentes, veem os seus Técnicos a adquirir mais competências que advêm do seu relacionamento com outros ou experiências diferentes, com saberes diversos, com conhecimentos e práticas distintas, numa formação ação intergeracional e de trabalho em equipa e pluridisciplinar muito enriquecedora, de inestimável valor organizacional e profissional.

Na RAS faz-se o melhor que se sabe e pode, em melhoria contínua e contando com todos, temos a fé que tudo vai correr bem e que vamos fazer um convívio a assinalar estes 2 anos, como estava marcado, em breve, e que vamos retomar as atividades mensais de animação para os nossos idosos.

Quem não cuida dos idosos, não cuida do seu futuro!

Texto da equipa técnica da RAS

Publicidade, Serviços & Donativos