Produção de algas (Algaplus).

As algas estão a conquistar cada vez mais visibilidade, da alimentação à cosmética, passando pela agricultura. Contudo, o conhecimento do público sobre o tema continua limitado. E quando não se conhece, é difícil gerar confiança.

Por José Couceiro *

Apesar do seu uso ancestral em diversas culturas costeiras, as algas continuam a ter uma presença limitada na alimentação dos consumidores ocidentais. Mesmo com benefícios comprovados, a nível nutricional, ambiental e económico, o seu verdadeiro potencial permanece por explorar, condicionado pelo desconhecimento.

Portugal possui cerca de 50 empresas focadas no setor das algas, evidenciando um mercado em expansão. Porém, o que frequentemente falta, é uma comunicação clara que conecte as algas ao consumidor comum.

É neste contexto que, no âmbito do projeto Vertical Algas, financiado pelo PRR, a PROALGA coordena o Subprojeto 7, dedicado à valorização e comunicação.

Uma das iniciativas consistiu na criação de um inquérito que avaliou o nível de conhecimento dos portugueses em relação às algas. Os resultados foram evidentes: existe curiosidade, mas também uma significativa carência de informação.

Na PROALGA, temos vindo a abrir caminho com ações concretas:

  • Organização do 1.º Congresso Internacional de Biotecnologia das Algas, com mais de 300 participantes de 22 países
  • Lançamento do livro “O Verde do Azul – À Descoberta das Algas”, para reforçar a literacia infantil
  • Apelo ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação, para incluir algas nos programas escolares e nas cantinas, promovendo uma geração mais informada. </li

Para comunicar de forma eficaz, é preciso sair do nosso círculo técnico e científico, e levar a mensagem a um público mais amplo. Comunicar sobre algas vai além de afirmar que são saudáveis ou sustentáveis. Trata-se de explicar o porquê, com evidencias, transparência e uma linguagem acessível a todos.

A comunicação não é um mero acessório, mas sim uma estratégia fundamental. O futuro está nas algas, e tudo começa por conhecê-las.

* Gestor de Comunicação e Marketing da PROALGA – Associação Portuguesa dos Produtores de Algas. Artigo publicado originalmente no site AmbienteMagazine.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).