Distrito / Mapa autárquico: Novos inquilinos nas Câmaras de Espinho, Castelo de Paiva, Ílhavo, Sever do Vouga e Mealhada

4197
Eleições autárquicas de 2021.

Há mudanças no mapa autárquico do distrito, com cinco das 19 Câmaras a conhecerem novos inquilinos. É o que vai acontecer em Espinho, Castelo de Paiva, Ílhavo, Sever do Vouga e Mealhada.

O PSD continua a ser o partido com mais Câmaras no distrito. Passa de oito para 9 com as conquistas de Águeda, Sever do Vouga e Castelo de Paiva. Os sociais democratas perderam duas Câmaras: Espinho e Ílhavo.

Câmaras do PSD ou em coligação

PSD » Castelo de Paiva, Santa Maria da Feira, Ovar, Murtosa, Sever do Vouga, Vagos;
PSD-CDS » Estarreja;
PSD-CDS-PPM » Aveiro;
PSD-MPT (independentes) » Águeda.

PS perdeu três autarquias

O PS passa de seis para quatro autarquias. Ganhou Espinho e manteve Arouca, S. João da Madeira e Oliveira de Azeméis, mas perdeu em Sever do Vouga, Mealhada e Castelo de Paiva.

Ao perder no concelho severense, o PS fica sem qualquer autarquia na Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).

No CDS, não há alterações, continuando a liderar Vale de Cambra, Albergaria-A-Velha, Oliveira do Bairro.

Os movimentos independentes no distrito, que já lideram em Anadia, passam também a governar Ílhavo e a Mealhada.

De norte a sul

A norte, em Espinho, há uma passagem de testemunho. Pinto Moreira (PSD), após três mandatos, cede o lugar a Miguel Reis (PS).

A Câmara de Castelo de Paiva passa do PS (onde o presidente cessante, Gonçalo Rocha atingiu o limite de mandatos) para regressar ao PSD, que viu sair vitoriosa a candidatura de José Rocha.

Em Arouca, Margarida Belém (PS) continua na presidência. Na Câmara de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa (PSD) também foi reeleito.

Ainda a Norte, José Pinheiro (Vale de Cambra, CDS), Jorge Sequeira (S. João da Madeira, PS) e Diamantino Jorge (Oliveira de Azeméis, PS) vão também continuar em funções.

Em Estarreja, Diamantino Sabina (PSD-CDS) tem mais quatro anos pela frente.

O PSD viu, igualmente, garantida a continuidade de Salvador Malheiro em Ovar.

Continuar a ler artigo do site Ovarnews.pt.

Pela Murtosa, Joaquim Batista (PSD) manter-se à frente da Câmara.

Movimento independente de João Campolargo conquista Ílhavo

Ílhavo tem uma das surpresas da noite eleitoral. Chegou ao fim a governação do PSD local de 24 anos com a vitória de João Campolargo (Movimento ‘Unir para Fazer’). O ex autarca da freguesia de S. Salvador afastou da presidência Fernando Caçoilo.

Continuar a ler artigo da Rádio Terra Nova

PSD regressa à presidência de Sever do Vouga 30 anos depois

Em Sever do Vouga, há mudança de presidente. Com a vitória de Pedro Lobo (PSD), três décadas depois do partido perder a autarquia para o PS sai da liderança municipal António Coutinho.

Não há mudanças em Aveiro (Ribau Esteves, PSD-CDS-PPM), Albergaria-A-Velha (António Loureiro, CDS), Águeda (Jorge Almeida, PSD-MPT) Vagos (Silvério Regalado, PSD), Oliveira do Bairro (Duarte Novo, CDS), e Anadia (Teresa Cardoso, Movimento Independente Anadia Primeiro)

Independentes liderados por antigo vereador do PS afastam ex camarada Rui Marqueiro

Na Mealhada, a segunda vitória inesperada do domingo eleitoral, também de um movimento independente. António Jorge Franco, ex vereador do PS, foi eleito presidente pelo ‘Movimento Mais e Melhor’, ditando a saída de Rui Marqueiro (PS) na sua segunda passagem pela Câmara local.

Continuar a ler artigo do Bairrada Informação.

Consultar os resultados eleitorais no distrito de Aveiro

Artigo relacionado

Distrito / Autárquicas: Dois presidentes de saída / Concelho de Aveiro com quatro repetentes à Câmara

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.