Bombeiros de Esmoriz têm uma senhora na direção pela primeira vez na sua história

3584
Teresa Ferreira, vogal da direção da AHBVE.
Dreamweb 728×90 – Video I

Uma economista natural do Porto a residir em Cortegaça é a primeira mulher a assumir funções de direção nos 89 anos de atividade da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, no concelho de Ovar.

A corporação de soldados da paz tem, pela primeira vez este mandato, uma pressença feminina entre os seus principais dirigentes.

O convite, recorda Teresa Ferreira, foi uma surpresa. “Inicialmente fiquei muito apreensiva. Sou sincera, fique assustada, mas logo a seguir pensei, porque não ? Como gosto de desafios decidi aceitar”, conta a vogal numa entrevista publicada no boletim informativo dos bombeiros de Esmoriz (artigo na integra em link abaixo).

A equipa diretiva liderada por Fernando Cardoso assumiu funções no início deste ano, com mandato até 2022.

Discurso direto

“Reconheço que, durante vários anos, a atividade dos bombeiros era considerada um mundo masculino, daí não haver mulheres, quer nos cargos de direção, quer a nível operacional. Hoje as oportunidades são diferentes. Acredito que daqui a alguns anos possa haver muitas mais mulheres a abraçarem esta causa. Não há obstáculos nem limites para que as mulheres não possam ser grandes”.

Publicidade, Serviços & Donativos