Diocese de Aveiro de luto pelo falecimento de João Gonçalves, o “padre das prisões”

8149
Padre João Gonçalves.
Comercio 780

Faleceu hoje, aos 76 anos, vitima de doença prolongada, o Padre João Gonçalves, que presidia à Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) Florinhas do Vouga, entre outras tarefas que tinha a seu cargo na Diocese de Aveiro.

O clérigo nascido a 28 de março de 1944 foi, também, durante vários anos, coordenador nacional da Pastoral Penitenciária, tendo sido agraciado, em 2019, com o prémio ‘Gente de Paz e de Justiça’, que foi atribuído durante o encontro internacional de ‘Causas e Valores da Humanidade‘.

O padre João Gonçalves faleceu a poucos dias de completar 51 anos de sacerdote (21/12/1969). Foi ordenado na Gafanha do Carmo,  concelho de Ílhavo, sua terra natal. O funeral está agendado para a próxima quinta-feira.

Percurso na Igreja

A Diocese de Aveiro lembrou o percurso do Padre João Gonçalves na Igreja.

Luto municipal

A Câmara de Aveiro vai decretar quinta-feira dia de luto municipal pelo falecimento o antigo pároco da Glória, anunciou o presidente da edilidade, Ribau Esteves.

“João Gonçalves foi um homem Notável e Bom, defensor de causas, tendo desenvolvido ao longo da sua vida um trabalho ativo, solidário e de inclusão, dedicado ao outro, aos que precisam de apoio, ajuda e solidariedade” –  Câmara de Aveiro / Voto de pesar e dia de luto.

Documentário retratou pastoral penitenciária

“A vida do padre João Gonçalves ajuda-nos a não nos esquecermos que somos todos iguais” – Inês e Daniela Leitão (autoras do documentário “O padre das prisões”).

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780