Diálogo intercultural: Palavras de esperança e de exigência

598
LABIC Aveiro - Laboratório de Cidadania Intercultural.

Para que o diálogo intercultural aconteça e frutifique torna-se necessário criar um ambiente favorável e encontrar as formas, o estilo e os interlocutores de mediação adequados.

Por José Carlos Mota *

Que dia absolutamente inesquecível! Em Aveiro, mais de 120 jovens de todas as nacionalidades da CPLP, vindos de várias cidades do país (Bragança, Porto, Lisboa, Coimbra, Paços de Brandão e Aveiro) fizeram centenas de kms para dialogar durante um dia inteiro sobre os desafios da sua integração em Portugal.

Estes jovens não vieram a este evento só a título individual, mas representando mais de 10 associações de estudantes da CPLP.

Foi uma sessão notável pelo retrato acutilante e rigoroso da realidade. Foram várias as dificuldades apontadas – vistos, propinas, língua, custo de vida, precariedade, falta de estatuto específico – que esbarram com a letra da lei.

A Constituição da República refere, lembrou a Susana Sardo, que “Portugal mantém laços privilegiados de amizade e cooperação com os países de língua portuguesa”. Recomendou-se que esse privilégio se materialize em ação mais consequente.

Mas o encontro foi exemplar também pela palavra de esperança e de exigência. Foram várias as propostas e o apelo à necessidade de juntar esforços, valorizando o que de útil e comprovadamente eficaz foi já feito neste domínio. Para que não estejamos sempre a inventar a roda.

Foi referido pelas intervenções de Rosa Madeira, Susana Pimenta, Cristina Costa Gomes e Karim Merali que importa lembrar que não nascemos a saber valorizar a diferença, essa competência não é inata, tem de ser trabalhada. Foi sugerido que para que o diálogo intercultural aconteça e frutifique torna-se necessário criar um ambiente favorável e encontrar as formas, o estilo e os interlocutores de mediação adequados. O encontro de hoje em Aveiro foi mais um pequeno passo nesse sentido

Obrigado a todos os que tornaram possível este dia mágico!

Continuar para resumo do diagnóstico em https://fb.watch/iWdoRi6rz2/

*  Docente universitário. LABIC Aveiro – Laboratório de Cidadania Intercultural.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.