Dia de Luto Nacional em homenagem a Gonçalo Ribeiro Telles

1039

Movimento que integra várias organizações de Aveiro associa-se ao Dia de Luto Nacional em homenagem a Gonçalo Ribeiro Telles

A dimensão ecologista de Gonçalo Ribeiro Telles mobiliza um grupo de organizações a propor à próxima Assembleia Municipal a aprovação de um voto de pesar e o cumprimento de um minuto de silêncio, associado ao Dia de Luto Nacional em sua homenagem.

Gonçalo Ribeiro Telles foi e será sempre uma personalidade destacada pelos valores e princípios em defesa de territórios, tendo desenvolvido muitos projetos a várias escalas da paisagem: jardins privados e públicos, parques públicos, corredores verdes, implantação de rodovias, recuperação de pedreiras, recuperação de quintas de recreio, integração paisagística de unidades fabris, ordenamento rural e do território.

O seu papel interventivo e decisivo nas políticas nacionais contribuiu para a criação de áreas protegida, dos jardins e das hortas urbanas, perante ameaças de interesses privados e corporativos. Da sua passagem pelo Governo resultou um conjunto de diplomas que foi determinante para a definição de uma política de ambiente e de paisagem, destacando-se a Reserva Agrícola Nacional e a Reserva Ecológica Nacional.

Também em Aveiro deixou a sua marca, com o projeto de arquitetura paisagista do Jardim do Rossio, de que o seu gabinete com o Arq. Caldeira Cabral foi responsável, integrado no projeto concebido pelo Arq. Hélder Tércio Guimarães – Plano do Largo do Rossio de 1982/83.

Partilhando a mensagem da presidente da Fundação Calouste Gulbenkian “nunca é demais realçar o espírito de um homem à frente do seu tempo que viu, como poucos, o que reservava o futuro numa altura em que os alarmes das crises ecológica e climática ainda não soavam com a força de hoje. Um homem profundamente cansado de ter razão que tantas vezes viu a cidade tomar um rumo contrário à visão que, sabiamente, defendia, baseada num profundo conhecimento e num amplo bom-senso”.

Destacamos e recomendamos algumas das publicações de Ribeiro Telles: “A Árvore em Portugal”; “Um Novo Conceito De Cidade: A Paisagem Global”; “Já pensaste na paisagem?”; “A Utopia e os Pés na Terra”; “Estudo e recuperação de jardins históricos”.

Os signatários por ordem alfabética: ADACE; ADERAV; ALVORECER Florestal; ASPEA; Aveiro Climate Save; Bioliving; Juntos pelo Rossio; MUBI Aveiro; PAN; QUERCUS – Núcleo Regional de Aveiro.

Publicidade, Serviços & Donativos